Atlético-PR pedirá a Conmebol mudança de data de jogo nas oitavas

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

  • Jason Silva/AGIF

    Atlético tenta nova data para atuar na Arena nas oitavas da Libertadores

    Atlético tenta nova data para atuar na Arena nas oitavas da Libertadores

Classificado para as oitavas de final da Libertadores em segundo lugar no Grupo 4, o Atlético Paranaense terá agora que lidar com um problema: a possível ausência da Arena da Baixada no jogo de ida das oitavas de final. O estádio está alugado a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para a realização da fase final da Liga Mundial de Vôlei entre 24 de junho e 11 de julho. Clique aqui e veja os gols da vitória atleticana no Chile.

As oitavas da Libertadores estão marcadas para 4, 5 e 6 de julho, durante a Liga Mundial. Como segundo colocado, o Atlético fará o primeiro jogo em casa com adversário a ser definido. O presidente atleticano Luiz Sallim Emed confirmou a intenção de solicitar a mudança da data à Conmebol, contando com um trunfo. Na segunda eliminatória, o Atlético viu a Conmebol errar na orientação dos mandos de campo nos duelos com o Deportivo Capiatá, do Paraguai. Como melhor ranqueado, o Furacão teria o direito de decidir em Curitiba, mas a Confederação marcou o segundo jogo para o Paraguai.

O Atlético entende que tem um "crédito" com a confederação por acatar a decisão, que foi contestada à época. Uma alternativa é antecipar uma das partidas do Atlético com Cruzeiro (12 de julho) ou Botafogo (19) para a semana do dia 5, com o Rubro-Negro atuando como mandante em outro estádio – Couto Pereira ou Vila Capanema, por exemplo – contando com a colaboração dos clubes e da CBF.

O dia 26 de julho é outra opção. Não há Brasileirão na data, mas tem Copa do Brasil. Ainda vivo na competição, o Atlético pode ter que atuar pelas quartas de final no dia 5, quando também teria conflito com a Libertadores. Aí a CBF teria que remanejar essa data, por hierarquia, retirando uma opção do calendário. A volta seria em 9 de agosto, mesma data do jogo de volta das oitavas da Libertadores, que pode ficar para 8, 9 e 10 do mesmo mês.

 Se a Conmebol não acatar o pedido, o Atlético terá que negociar o mando de campo com Coritiba ou Paraná Clube, para receber o primeiro duelo das oitavas em Curitiba.  

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos