Topo

Atlético-PR pedirá a Conmebol mudança de data de jogo nas oitavas

Atlético tenta nova data para atuar na Arena nas oitavas da Libertadores - Jason Silva/AGIF
Atlético tenta nova data para atuar na Arena nas oitavas da Libertadores Imagem: Jason Silva/AGIF

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

18/05/2017 10h48

Classificado para as oitavas de final da Libertadores em segundo lugar no Grupo 4, o Atlético Paranaense terá agora que lidar com um problema: a possível ausência da Arena da Baixada no jogo de ida das oitavas de final. O estádio está alugado a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para a realização da fase final da Liga Mundial de Vôlei entre 24 de junho e 11 de julho. Clique aqui e veja os gols da vitória atleticana no Chile.

As oitavas da Libertadores estão marcadas para 4, 5 e 6 de julho, durante a Liga Mundial. Como segundo colocado, o Atlético fará o primeiro jogo em casa com adversário a ser definido. O presidente atleticano Luiz Sallim Emed confirmou a intenção de solicitar a mudança da data à Conmebol, contando com um trunfo. Na segunda eliminatória, o Atlético viu a Conmebol errar na orientação dos mandos de campo nos duelos com o Deportivo Capiatá, do Paraguai. Como melhor ranqueado, o Furacão teria o direito de decidir em Curitiba, mas a Confederação marcou o segundo jogo para o Paraguai.

O Atlético entende que tem um “crédito” com a confederação por acatar a decisão, que foi contestada à época. Uma alternativa é antecipar uma das partidas do Atlético com Cruzeiro (12 de julho) ou Botafogo (19) para a semana do dia 5, com o Rubro-Negro atuando como mandante em outro estádio – Couto Pereira ou Vila Capanema, por exemplo – contando com a colaboração dos clubes e da CBF.

O dia 26 de julho é outra opção. Não há Brasileirão na data, mas tem Copa do Brasil. Ainda vivo na competição, o Atlético pode ter que atuar pelas quartas de final no dia 5, quando também teria conflito com a Libertadores. Aí a CBF teria que remanejar essa data, por hierarquia, retirando uma opção do calendário. A volta seria em 9 de agosto, mesma data do jogo de volta das oitavas da Libertadores, que pode ficar para 8, 9 e 10 do mesmo mês.

 Se a Conmebol não acatar o pedido, o Atlético terá que negociar o mando de campo com Coritiba ou Paraná Clube, para receber o primeiro duelo das oitavas em Curitiba.