Topo

Maicon perde a faixa e sofre cobrança de Ceni por queda de rendimento

Maicon em ação no SP; zagueiro foi cobrado por Ceni pela má fase e perdeu a faixa - Érico Leonan/São Paulo FC
Maicon em ação no SP; zagueiro foi cobrado por Ceni pela má fase e perdeu a faixa Imagem: Érico Leonan/São Paulo FC

José Eduardo Martins e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

18/05/2017 04h00

Destaque na campanha da Libertadores de 2016 e prestigiado pela torcida, Maicon viu a sua situação mudar nas últimas semanas. De capitão e titular absoluto, o zagueiro virou alvo de críticas por conta da queda de rendimento e perdeu a braçadeira. Depois das três eliminações consecutivas do time, ele foi cobrado por Rogério Ceni em uma conversa individual. 

Segundo apurou o UOL Esporte, o treinador chamou o beque para discutir a má fase, cobrar uma melhora de desempenho e pedir apoio. Na estreia no Brasileiro, contra o Cruzeiro, no domingo (14), Maicon falhou no lance que originou o gol de Ábila. O treinador classificou como "medonho" o fato de o Tricolor permitir que o adversário fizesse um tento em uma jogada de lateral.

Outra falha que marcou Maicon no início deste ano aconteceu no empate por 2 a 2 com o Mirassol. Na ocasião, ele errou ao tentar um drible em uma saída de bola e o adversário fez o gol.

Ceni e o São Paulo cobram justamente por entenderem que o jogador de 28 anos tem potencial para voltar aos melhores momentos. A questão física é outro ponto que pode ter prejudicado o desempenho do zagueiro, que também vive problemas pessoais. Depois de ter começado o ano como capitão da equipe, o zagueiro sofreu entorse no tornozelo esquerdo na partida contra o PSTC, dia 1º de março, desfalcou o time em seis jogos e voltou a atuar no clássico com o Corinthians, no dia 26 de março. Na sequência, ele já teve de disputar as séries decisivas em que o Tricolor foi eliminado.

Ceni quer estimular novas lideranças

Visto como um líder do elenco desde o ano passado, Maicon exercia a função constantemente, sempre com a palavra antes das palestras das partidas, por exemplo. A mudança da faixa, no entanto, vai ao encontro a um desejo antigo de Rogério Ceni. 

A reportagem apurou que o treinador pretende dividir responsabilidades e dar moral para outros jogadores do elenco. Tal estratégia já foi tomada por Rogério Ceni em seu último ano como goleiro. Na época, ele permitiu que outros jogadores, como Edson Silva e Ganso, exercessem a função.