Topo

Sem Neymar, Tite convoca seleção com Rodriguinho, G. Jesus e David Luiz

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/05/2017 11h22

O técnico Tite convocou nesta sexta-feira a seleção brasileira para os amistosos contra a Argentina e Austrália, nos dias 9 e 13 de junho, em Melbourne. O atacante Gabriel Jesus, recuperado de lesão, volta a fazer parte do grupo depois de ser ausência na última rodada das Eliminatórias. Rodriguinho, do Corinthians, também foi convocado, assim como o zagueiro David Luiz que volta depois de um longo tempo de ausência

Para chegar aos 24 convocados, Tite teve que lidar com alguns dilemas, como o desejo de observar opções para a seleção, o desgaste da maior parte do time com o fim da temporada europeia e os desfalques por até três rodadas do Campeonato Brasileiro que inevitavelmente causará nos clubes ao chamar quem atua no país.

Exatamente por causa do desgaste, o atacante Neymar ficou de fora da relação, assim como Marquinhos, Miranda e Daniel Alves. A opção abriu chances para jogadores como o lateral Rafinha e os zagueiros Jemerson e David Luiz, que não estavam sendo convocados.

"Nos reunimos eu, Edu, Rogério Cabloco e o Marco Polo. 'O que é melhor para a seleção brasileira, que faça, independentemente de nomes'. Essa foi a posição da CBF", explicou Tite sobre a ausência de Neymar. "Ele necessita de uma interrupção para que possa estar em plenas condições físicas para 2018", complementou o preparador físico Fabio Mahseridjian.

Sobre David Luiz, convocado pela primeira vez por Tite, o técnico fez elogios e se mostrou aberto a escalá-lo ao lado de Thiago Silva, reeditando a dupla da Copa de 2014. "Eu procuro observar o momento dos atletas. O David tem 56 jogos pela Seleção, vive um grande momento, é oportuno. Assim como o Thiago, que já vem há bastante tempo. Não vejo como nenhum impeditivo", disse.

Seis que jogam no Brasil

Com a opção de dar descanso a alguns jogadores, Tite chamou seis jogadores que atuam no Brasil. O Corinthians cederá o lateral direito Fagner e o meio-campista Rodriguinho e é o único clube que teve dois atletas lembrados. Rodrigo Caio (São Paulo), Weverton (Atlético-PR), Lucas Lima (Santos) e Diego Souza (Sport), que já tinham sido chamados em outras oportunidades, completam os jogadores de times brasileiros lembrados.

Já Rodriguinho teve a sua performance no Campeonato Paulista elogiada. "Na apresentação contra a Colômbia foi um dos destaques, foi um dos destaques no Campeonato Paulista. Ele concorria com o Diego, seria uma concorrência boa", disse. 

Os jogos contra Argentina e Austrália marcarão o início da preparação do Brasil para a Copa do Mundo. Com a vaga garantida na última rodada das Eliminatórias, a seleção utilizará amistosos e os jogos restantes das Eliminatórias para chegar ao Mundial da Rússia sem se preocupar mais com a qualificação.

Desde que Tite assumiu o cargo que era de Dunga, a seleção brasileira engatou nove vitórias – oito pelas Eliminatórias – e voltou a assumir a liderança do ranking da Fifa.

Goleiros

Diego Alves (Valencia-ESP)
Ederson (Benfica-POR)
Weverton (Atlético-PR)

Laterais

Alex Sandro (Juventus-ITA)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)
Rafinha (Bayern de Munique-ALE)

Zagueiros

David Luiz (Chelsea-ING)
Gil (Shandon Luneng-CHI)
Jemerson (Monaco-FRA)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)

Meio-campistas

Fernandinho (Manchester City-ING)
Giuliano (Zenit-RUS)
Lucas Lima (Santos)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHI)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHI)
Rodriguinho (Corinthians)
Willian (Chelsea-ING)

Atacantes

Diego Souza (Sport)
Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Taison (Shaktar Donetsk-UCR)