Topo

Cristiano Ronaldo pode ser denunciado por evasão fiscal, diz jornal

Cristiano Ronaldo é jogador do Real Madrid - SERGIO PEREZ/REUTERS
Cristiano Ronaldo é jogador do Real Madrid Imagem: SERGIO PEREZ/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

19/05/2017 08h25

De acordo com reportagem do jornal espanhol "El Confidencial", Cristiano Ronaldo pode ser formalmente acusado de evasão fiscal na Espanha. No fim do ano passado, o site "Football Leaks" mostrou documentos que afirmam que o astro do Real Madrid teria usado empresas em paraísos fiscais para "driblar" a receita local em valores que chegariam a 150 milhões de euros (cerca de R$ 563,5 milhões em valores atuais).

Os documentos referentes ao caso devem chegar em breve ao escritório responsável por fiscalizar delitos econômicos em Madri. A mesma entidade já denunciou outros jogadores, como Xabi Alonso, Falcao García, Fábio Coentrão, Ángel Di María e Ricardo Carvalho.

O valor que deve levar à denúncia diz respeito a direitos de imagem de Cristiano Ronaldo. O porta-voz da agência que representa o português afirma que não há crime, por se tratar de uma receita "de nível mundial". De acordo com ele, o jogador só seria obrigado a declarar na Espanha sua renda gerada exclusivamente no país.

No ano passado, depois de vencer a Bola de Ouro, Ronaldo disse que as denúncias tiraram parte de sua alegria pela premiação e que se sente um preso inocente pelas suspeitas de fraude.

"Estou acostumado que falem mal de mim. Quando falam da minha vida pessoal, de meus amigos, de minhas férias, se tenho namorada ou não, isso é normal. Mas quando se trata de algo sério como isso, que tem a ver com a justiça, me atinge, porque faço as coisas com dignidade", afirmou, na ocasião.