Topo

Focado, Cazares ganha espaço e vira figura incontestável no Atlético-MG

Cazares comemora gol do Atlético-MG diante do Godoy Cruz; jogador virou referência -
Cazares comemora gol do Atlético-MG diante do Godoy Cruz; jogador virou referência

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

19/05/2017 04h00

Juan Cazares encanta a todos que o veem no Atlético-MG. A mudança de postura, atestada até pelos companheiros de elenco, é o que permite que o meia-atacante se torne peça fundamental para o time de Roger Machado.

O equatoriano é outro fora dos gramados. O desejo de se firmar com as cores do Galo fez com que ele alterasse o comportamento extracampo. Os antecessores de Roger - Diego Aguirre e Marcelo Oliveira - enfrentaram dificuldades para manter o meio-campista gringo no caminho certo.

Por meio de conversas com o treinador gaúcho e atletas mais experientes do elenco - casos de Leonardo Silva, Fred e Robinho -, o Atlético apostou na recuperação do jogador, tido como um dos mais talentosos do grupo.

A ideia era apenas uma: convencer o gringo de que, no auge de sua forma, ele pode se tornar um dos principais jogadores do Brasil na atualidade. Os discursos de Roger Machado e dos atletas com mais bagagem no plantel foram suficientes para convencer o meio-campista.

Em campo, as conversas têm surtido efeito. Cazares é o melhor garçom do elenco, com oito assistências em 24 partidas disputadas. Ele ainda marcou cinco gols no ano - todos pela Copa Libertadores da América.

Contratado em fevereiro passado, Elias chegou à Cidade do Galo ciente da fama de Juan Cazares no futebol brasileiro. Em quase três meses como funcionário do Atlético-MG, o volante já percebeu que o estrangeiro adotou nova postura:

"Ele está vivendo um grande momento, é um cara novo. Às vezes, dá prioridade a outras coisas, mas pelo que tenho visto nos últimos meses, ele está bem focado no trabalho. Por isso, o rendimento dele aumentou. No último jogo, ele fez dois gols e participou de quatro gols nossos", disse o meio-campista à ESPN Brasil.

Titular do Atlético após um longo período entre os reservas, Cazares deve permanecer na condição no jogo de domingo (21), diante do Fluminense, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.