Topo

Perigo pelo alto: Flu levou quase metade de seus gols em bolas aéreas

NELSON PEREZ/FLUMINENSE
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/05/2017 04h00

Time marcado pela velocidade e bom toque de bola, o Fluminense também carrega consigo um defeito que tem sido evidente na atual temporada: a fragilidade nas bola aéreas.

Até o momento, o Tricolor tomou 34 gols nos 30 jogos disputados. Destes, 16 foram oriundos de bolas alçadas à área defendida pela equipe de Abel Braga, o que representa um índice de 47%.

Na vitória diante do modesto Globo (RN), pela Copa do Brasil, o Flu foi vazado duas vezes em jogadas aéreas. A marca se repetiu ainda contra Criciúma (duas vezes), Botafogo e Flamengo.

Em recente declaração, Abel afirmou que todas as avaliações negativas sobre um time de futebol recaem sobre os atacantes e os zagueiros, e que o o mais justo é fazer uma análise global do desempenho de um time. Já o lateral-esquerdo Léo atribuiu os números ruins ao estilo de jogo tricolor. Após a derrota por 3 a 1 para o Grêmio, o jovem tentou explicar esse desequilíbrio entre os setores:

"O nosso time joga para a frente. Por isso, infelizmente, estamos tomando muitos gols. Temos de trabalhar para acertar".

Se a defesa ainda tenta se encontrar, o poderio ofensivo do Flu está em dia. Com o gol marcado por Renato Chaves, o time chegou a 60 bolas na rede na atual temporada. A boa performance é um alento para o jogo de volta contra os gaúchos.

"Vamos trabalhar, entrar focados, sabemos que dá para sair com a classificação e vamos lutar por isso. O grupo acredita. Não foi como a gente esperava, mas são 180 minutos e vamos fazer o possível para reverter. A gente sabe que dá", garantiu o jogador.

Agora o Fluminense "vira a chave" para o Campeonato Brasileiro. No domingo, o time visita o Atlético-MG, às 16h, no Estádio Independência. O elenco retoma nesta sexta os trabalhos.

O perigo vem do alto

Fluminense 3 x 2 Criciúma (2)
Internacional 1 x 0 Fluminense (0)
Globo 2 x 5 Fluminense (2)
Sinop 1 x 3 Fluminense (0)
Fluminense 3 x 3 Flamengo (2)
Criciúma 1 x 1 Fluminense (0)
Fluminense 3 x 2 Criciúma (2)
Fluminense 1 x 3 Nova Iguaçu (0)
Botafogo 2 x 3 Fluminense (0)
Madureira 2 x 2 Fluminense (1)
Fluminense 1 x 1 Flamengo (1)
Botafogo 3 x 1 Fluminense (2)
Goiás 2 x 1 Fluminense (0)
Fluminense 1 x 1 Brasil (1)
Fluminense 1 x 0 Flamengo (0)
Flamengo 2 x 1 Fluminense (1)
Liverpool 1 x 0 Fluminense (0)
Fluminense 3 x 2 Santos (1)
Grêmio 3 x 1 Fluminense (1)