Topo

Sampaoli confirma que está próximo de deixar Sevilla para assumir Argentina

Jorge Guerrero/AFP Photo
Imagem: Jorge Guerrero/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

19/05/2017 08h33

O técnico Jorge Sampaoli confirmou, em entrevista nesta sexta-feira, que está próximo de deixar o comando do Sevilla para assumir a seleção argentina. Ainda sem dar 100% de certeza sobre a mudança, o treinador adotou o tom de despedida e explicou os motivos de sua escolha.

"Eu não estou deixando Sevilla por outro clube, estou deixando Sevilla, se acontecer, por minha seleção. É uma mudança ligada ao coração, ao meu país", disse.

Pelas palavras de Sampaoli, o único entrave que impede a formalização de seu nome como substituto de Edgardo Bauza na Argentina é um acerto entre o Sevilla e a Federação Argentina de Futebol (AFA). Ele ainda se defendeu sobre a sua postura durante os últimos meses, quando evitou tratar sobre o tema.  

"Isso deve ser resolvido agora, não antes, porque estávamos disputando muitas coisas. Hoje sim eu posso sentar, avaliar e falar. Em partes não está em minhas mãos, porque há um contrato que o Sevila e a AFA precisam tratar. Eu decidi não falar diante de uma questão que não era para mim", disse.

As palavras de Sampaoli atestam as notícias dos últimos dias de que a sua confirmação como técnico da seleção argentina era questão de tempo. Diante da vontade do treinador, dificilmente o Sevilla baterá o pé na negociação com a AFA.

Assim, Sampaoli deverá fazer a sua despedida do clube na partida deste sábado, contra o Osasuña, pelo Campeonato Espanhol.

"Acabei de falar com o presidente que estava disposto a comandar o time no sábado. Se existe a oportunidade de sair e ela é concretizada em termos formais, e se não prejudique o Sevilla, que aconteça (a sua ida para a Argentina). Isso é o que eu disse. O presidente compreendeu e disse que me comunicaria sobre o andamento", disse.

Caso seja confirmado nos próximos dias no cargo, é provável que Sampaoli já dirija a seleção argentina no duelo contra o Brasil, no dia 9 de junho, em amistoso na Austrália. Porém, sua principal missão será levar a Argentina para a Copa do Mundo. O país atualmente ocupa a quinta colocação das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2018.