Topo

Atlético-PR anunciará Autuori diretor e Eduardo Baptista como novo técnico

Paulo Autuori será anunciado como o coordenador de futebol do Atlético, passando o cargo de técnico a Baptista - REUTERS/Mario Valdez
Paulo Autuori será anunciado como o coordenador de futebol do Atlético, passando o cargo de técnico a Baptista Imagem: REUTERS/Mario Valdez

Napoleão de Almeida e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

23/05/2017 11h28

O Atlético Paranaense decidiu antecipar a mudança na gestão de futebol do clube e vai anunciar nesta terça-feira (23) a oficialização de Paulo Autuori como diretor e a chegada de Eduardo Baptista, ex-técnico do Palmeiras, para comandar a equipe no restante da temporada. O presidente do Conselho Deliberativo do clube, Mario Celso Petraglia, convocou uma entrevista coletiva para falar deste e de outros assuntos.

Baptista foi procurado pela reportagem do UOL Esporte, se disse feliz com a lembrança e negou que esteja indo a Curitiba ou que tenha fechado contrato até o início da tarde. O próprio Paulo Autuori é quem estaria buscando por Baptista. A interlocutores, porém, Eduardo confirmou que viajará a Curitiba ainda na tarde desta terça para oficializar o acordo que já tem. "Só uma tragédia impede o acerto", foi a frase ouvida pela reportagem. O Atlético não comenta o assunto oficialmente. Outros nomes ventilados, como o de Marcelo Oliveira (ex-Coritiba, Cruzeiro e Atlético-MG) e Alberto Valentim, que foi jogador do Furacão e treinou o Red Bull no Paulistão, foram descartados.

Eduardo Baptista Atlético-PR - Cesar Greco/Ag. Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Eduardo Baptista vai assumir o Atlético para o restante da temporada
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

A migração de Autuori para um cargo superior faz parte de um projeto de padronização do futebol do Atlético, confiando a montagem dos times a um profissional que idealize o clube num todo, como Alex Ferguson fez por anos no Manchester United. Autuori já assumiu publicamente que tem deixado muitos treinamentos a cargo de Bruno Pivetti e do ex-jogador Kelly, seus auxiliares, o que chegou até a gerar uma reclamação de alguns jogadores. O desempenho recente fez com que o atual modelo fosse questionado.

Com a confiança de Petraglia, Autuori passará a ser o coordenador de futebol do clube, deixando o trabalho do dia a dia para outro técnico, sob sua supervisão. Internamente, os dirigentes entenderam que Pivetti ainda não está maduro para o cargo e portanto buscarão uma alternativa um pouco mais experiente. Aí surge o nome de Baptista, já com rodagem em grandes clubes e ainda em início de carreira. 

Mini pré-temporada e queda de estrelas fazem Palmeiras trocar de técnico

UOL Esporte