Manchester United vence Ajax e é campeão inédito da Liga Europa

Do UOL, em São Paulo

O Manchester United voltou a conquistar um título europeu após nove anos. Na Friends Arena, em Estocolmo, a equipe treinada por José Mourinho derrotou nesta quarta-feira (24) o Ajax por 2 a 0 e conquistou o título inédito da Liga Europa. Pogba e Mkhitaryan fizeram os gols da vitória, que também garantiu a classificação dos ingleses à fase de grupos Liga dos Campeões da próxima temporada.

Contra um adversário que entrou em campo com a média de idade de 22 anos, o United mostrou experiência ao controlar o ritmo do jogo mesmo ficando menos tempo com a bola nos pés. Foi a primeira conquista continental dos ingleses desde a temporada 2007/08, quando o time que tinha como estrela Cristiano Ronaldo venceu a Liga dos Campeões nos pênaltis contra o Chelsea.

United é pragmático e controla jogo com defesa

O United iniciou melhor a partida, porém o Ajax não se intimidou e tentou fazer seu jogo de toque de bola e chegada rápida ao ataque, em especial pelas pontas. O placar acabou movimentado em um lance despretensioso de Paul Pogba, que dominou na entrada da área, puxou para o pé esquerdo e finalizou rasteiro. O chute desviou na marcação adversária e foi para as redes do goleiro Onana aos 20min. Uma vez na frente no marcador, a equipe treinada por Mourinho retraiu e passou a ser pressionada pelos holandeses, porém sem sofrer riscos. Logo após o retorno do intervalo, aos 2min, os ingleses ampliaram a vantagem com Mkhitaryan, que aproveitou a sobra de um escanteio dentro da pequena a área e mandou para o gol.

Julian Finney/Getty Images

Ajax tem dificuldades para dar trabalho a Romero

Apesar de inexperiente, o jovem time do Ajax mostrou personalidade e jogou desde o início com uma postura ofensiva. Com mais posse de bola antes mesmo de sair atrás no placar, a equipe holandesa pressionou em busca do gol com praticamente todos seus jogadores. Até os zagueiros subiam na direção da área buscando infiltrações, porém a retaguarda do United se mostrou difícil de ser superada – Romero foi obrigado a fazer somente uma defesa no primeiro tempo. O panorama não mudou na etapa complementar, mesmo após as mudanças executadas pelo técnico Peter Bosz. No final, os holandeses acertaram a meta adversária em apenas três ocasiões e tiveram que se contentar com o vice.

Phil Noble/Reuters

David Neres entra no segundo tempo, mas pouco faz

O brasileiro David Neres, único que poderia entrar em campo para a decisão, saiu do banco de reservas no segundo tempo no lugar de Dolberg aos 17min. Colocado para atuar pela ponta direita, o atacante ex-São Paulo mostrou habilidade quando pegou na bola, porém não alterou o andamento da partida. Ele acabou preso na marcação sólida do United, que praticamente inutilizou as tentativas do Ajax atacar.

Alex Grimm/Getty Images

Homenagem às vítimas do atentado em arena de Manchester

Realizada apenas dois dias após o atentado que vitimou 22 pessoas durante um show da artista Ariana Grande em Manchester, a decisão da Liga Europa teve uma homenagem antes do apito inicial. Com os times abraçados em lados opostos do círculo central, um minuto de silêncio, seguido de outro de aplausos, foi realizado em memória aos mortos na cidade inglesa.

Mike Hewitt/Getty Images

Contestado, Mourinho termina ano com três títulos

José Mourinho começou sua primeira temporada no comando do Manchester United em alta, levantando a Supercopa da Inglaterra disputada com o Leicester. No entanto, o desempenho abaixo do esperado no Campeonato Inglês motivou críticas ao português, que assumiu um time que desembolsou milhões em reforços como Pobga e trouxe Ibrahimovic de graça para reforçar o ataque. No final, apesar da equipe não apresentar um futebol empolgante, o United conquistou a Copa da Liga Inglesa e a Liga Europa, terminando a temporada melhor que Manchester City, Tottenham, Liverpool e até o Arsenal - que ainda pode conquistar a Copa da Inglaterra.

Ficha técnica

Ajax 0 x 2 Manchester United

Data: 24 de maio de 2017
Horário: 15h45 (de Brasília)
Local: Friends Arena, em Estocolmo (Suécia)
Gols: Pogba, 18'1ºT, Mkhitaryan, 3'2 ]T (United)

Ajax: Onana, Veltman, Sánchez, De Ligt e Riedewald (De Jong); Klaasen, Schöne (Van de Beek) e Zyech; Traoré, Dolberg (David Neres) e Younes. Técnico: Peter Bosz.

Manchester United: Romero, Antonio Valencia, Smalling, Blind e Darmian; Herrera, Pogba e Fellaini; Mkhitaryan (Lingard), Rashford (Martial) e Mata (Rooney). Técnico: José Mourinho.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos