Barcelona leva a Copa do Rei e Neymar ganha o seu 10º título com o clube

Do UOL, em São Paulo

Com um gol do atacante Neymar, o Barcelona derrotou o Alavés neste sábado (27), por 3 a 1, no estádio Vicente Calderón, em Madri, e conquistou o título da Copa do Rei pela 29º vez na história (o terceiro seguido).

O triunfo marca o décimo título de Neymar com o clube, que termina a temporada apenas com um troféu entre os três principais disputados (foi vice-campeão do Campeonato Espanhol e não passou das quartas de final da Liga dos Campeões).

Sergio Perez/Reuters
Neymar posa para foto com seu filho, Messi e Suárez

Além de Neymar, Messi e Alcácer, que substituiu Suárez, suspenso, marcaram os gols do Barcelona no adeus do técnico Luis Enrique. Theo Hernández, numa cobrança de falta, descontou para o Alavés. Todos os gols foram anotados no primeiro tempo.

Supercampeão

Trata-se do terceiro título de Neymar na Copa do Rei. Além desses três, ele tem ainda dois do Campeonato Espanhol (2014/15 e 2015/16), dois da Supercopa da Espanha (2013/14 e 2016/17), um da Liga dos Campeões (2014/15), um do Mundial de Clubes (2015/16) e um da Supercopa da Europa (2015/16). O brasileiro está no time da Catalunha desde 2013.

Sergio Perez/Reuters
Neymar comemora gol para o Barcelona contra o Alavés

O maior

O Barcelona se consagra cada vez mais como o maior campeão da Copa do Rei. Com 29, tem seis a mais em relação ao segundo maior campeão, o Athletic Bilbao, que tem 23. O Real Madrid possui 19.

Supertrio

Os três gols do Barcelona foram anotados justamente pelos três atacantes escalados por Luis Enrique. Primeiro, Messi tabelou com Neymar e chutou colocado, bem ao seu estilo. Depois, o brasileiro deixou a sua marca em posição duvidosa. Ainda no primeiro tempo, Alcácer recebeu um passe de Messi e não perdoou o goleiro Pacheco.

Francisco Seco/AP Photo
Messi tenta uma jogada para o Barcelona contra o Alavés

Adeus

O jogo marcou a despedida de Luis Enrique ao clube. O treinador deixa o comando da equipe com nove títulos. Entre eles, a Liga dos Campeões de 2014/15. O substituto do técnico ainda não foi revelado. Segundo a diretoria, o anúncio será feito na próxima segunda-feira (29). De acordo com a mídia espanhola, o Barça vai contratar Ernesto Valverde, do Athletic Bilbao.

Sergio Perez/Reuters
Luis Enrique antes da partida contra o Alavés

Susto

O argentino Javier Mascherano deu um susto no departamento médico do Barcelona. Aos sete minutos do primeiro tempo, teve que ser substituído por André Gomes após um choque de cabeça com Llorente. Com sangue na região da testa, Mascherano ficou um bom tempo caído no gramado e foi retirado de maca. Llorente continuou em campo.

Vaias ao hino da Espanha

Parte da torcida do Barcelona que compareceu ao estádio Vicente Calderón vaiou a execução do hino nacional da Espanha antes do início da partida. Os catalães são conhecidos pelos seus ideais separatistas. O mesmo episódio aconteceu na final da Copa do Rei de 2015, contra o Athletic Bilbao. Na ocasião, o Barça foi multado em 66 mil euros (R$ 240 mil).

Despedida

Este foi o último jogo oficial no estádio Vicente Calderón, que pertence ao Atlético de Madri. A partir da próxima temporada, o clube mandará os seus jogos em uma nova arena, que terá capacidade para quase 70 mil pessoas. O Vicente Calderón pode receber até 55 mil torcedores.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos