Topo

Sport anuncia acordo e terá Luxemburgo como novo técnico

Treinador estava parado desde que deixou o Tianjin Quanjian em 2016 - Julia Chequer/Folhapress
Treinador estava parado desde que deixou o Tianjin Quanjian em 2016 Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

29/05/2017 17h45

O Sport anunciou nesta segunda-feira (29) o nome de seu novo treinador: Vanderlei Luxemburgo. O técnico chegará no Recife nesta terça (30) para acompanhar o primeiro treino da equipe. Depois da atividade, ele será apresentado oficialmente no CT do clube.

Em comunicado divulgado pelo Sport, Luxemburgo comemorou o acerto. Seu último clube havia sido o Tianjian Quanjian, então na segunda divisão chinesa, do qual foi demitido no início de junho de 2016.

"É uma grande oportunidade. Minha primeira vez no Nordeste, um grande momento profissional. Vou levar o meu conhecimento a um grande clube", disse o treinador. "Vou trabalhar visando uma conquista de um Brasileiro. Assisti a alguns jogos do Sport, que tem jogadores experientes e que mescla com jovens."

Com quatro pontos em três jogos, o Sport é o atual 12º colocado do Campeonato Brasileiro. Para o treinador, com o apoio da torcida, o time tem condições de fazer uma boa campanha na competição.

"Sempre foi muito difícil jogar contra o Sport na Ilha. Tem uma magia especial aí. Essa magia tem que existir sempre a nosso favor. Se das 38 rodadas do Brasileirão, em 19 vamos atuar na Ilha, é uma vantagem a nosso favor", analisou.

Campeão brasileiro por Palmeiras (1993 e 1994), Corinthians (1998), Cruzeiro (2003) e Santos (2004), Vanderlei Luxemburgo comandou a seleção brasileira entre 1998 e 2000, além de passar pelo Real Madrid em 2005. Será a primeira experiência do treinador à frente de um clube do Nordeste.

Reviravoltas

Sport e Luxemburgo começaram a negociação na última quinta, no mesmo dia da demissão de Ney Franco após o vice na Copa do Nordeste. Os dois lados se animaram com a primeira conversa, e Luxa ficou de conversar com a família sobre a ida para Recife.

No fim de semana, porém, a negociação esfriou e o Sport chegou a anunciar o fim das conversas, sob o argumento de que Luxemburgo não entrara em acordo com a família sobre a volta ao futebol. Mas nesta segunda, após nova reviravolta, o clube pernambucano anunciou o acordo com o treinador.