Topo

Time do Professor Xavier, Huddersfield volta à elite do Inglês após 45 anos

John Sibley/Reuters
Imagem: John Sibley/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/05/2017 18h19

O Huddersfield Town retornou nesta segunda-feira (29) à primeira divisão do futebol inglês após 45 anos. O clube venceu a final do playoff de acesso contra o Reading nos pênaltis por 4 a 3, após empate por 0 a 0 no tempo normal.

Quem vibrou muito com a conquista foi o ator Patrick Stewart, o Professor Xavier da trilogia “X-Men” no cinema. Com 76 anos, o artista britânico havia chamado a torcida para comparecer ao Wembley pela manhã. O público da partida foi de mais de 76 mil torcedores.

Pela tarde, foi flagrado pelas câmeras empolgado com a vitória de seu clube, que jogou “o jogo mais importante em mais de 100 anos”. O Huddersfield se torna o mais novo estreante da Premier League, a era moderna do Inglês – será o 49º time a disputá-la.

O Huddersfield é o 11º clube com mais títulos ingleses, empatado com outros três times. As conquistas da equipe recém-promovida à elite do Inglês são antigas: um tricampeonato consecutivo, nas temporadas de 1923/24, 1924/25 e 1925/26. É um histórico mais vitorioso que o do Tottenham, campeão apenas duas vezes.

Chelsea e Manchester City, antes dos aportes bilionários de seus atuais donos, também tinham menos títulos nacionais que o Huddersfield: uma e duas, respectivamente.