Mudanças no Barça tem brasileiro promovido e lista de dispensas

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

  • Reprodução / Sport

O Barcelona da era Ernesto Valverde inicia nesta terça-feira. O novo treinador já trabalha em conjunto com a diretoria para mudanças na próxima temporada. Entre elas, a ascensão do zagueiro brasileiro Marlon e uma lista de dispensas com jogadores que eram "xodós" do ex-técnico Luis Enrique.

A lista é encabeçada pelo turco Arda Turan. Aos 30 anos, o meia tem o rendimento nas duas temporadas pelo clube avaliado como insatisfatório. Com mais três anos de contrato, já foi colocado no mercado. Uma transferência para o futebol chinês é a expectativa do Barça.

Entre os pupilos de Luis Enrique, o zagueiro Mathieu é o de maior destaque da lista. O francês foi um pedido do treinador assim que chegou ao clube. No entanto, atuações fracas recentes levaram ao desgaste com a diretoria do clube. O estopim foi a atuação dele no primeiro tempo da derrota por 3 a 0 para a Juventus, em Turim, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. O zagueiro foi substituído no intervalo.

Outros dois reforços de Luis Enrique estão na lista dos dispensáveis. O lateral esquerdo francês Lucas Digne e o meia espanhol Denis Suárez, formado no clube.

No Barcelona, há pouco receio de perder jogadores titulares. O entendimento dos dirigentes é que as insatisfações do lateral esquerdo Jordi Alba e do meia Ivan Raktic, com as constantes presenças no banco de reservas, foram contornadas com a saída de Luis Enrique.

"A torcida pode esperar que estamos preparando uma série de mudanças. Só necessitamos paciência para agir no mercado", comentou o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu.

A ascensão de Marlon

O brasileiro Marlon e o meia catalão Carles Alenà serão fixados no time profissional nesta temporada. Os jogadores do Barça B passaram nos testes no time na reta final da temporada.

Marlon foi titular nas duas últimas partidas pelo Campeonato Espanhol, as vitorias por 4 a 1 contra o Las Palmas, e 4 a 2 diante do Eibar. O jogador foi contratado nesta temporada para testes no Barça B, e conquistou rápida projeção. Assim, o clube já exerceu o direito de compra no valor de 6 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões) no contrato de empréstimo de um ano com o Fluminense.

Já Alenà foi destaque nas categorias de base do clube, sendo capitão do time desde os 10 anos. No juvenil, ele ainda ganhou projeção internacional ao marcar um lindo gol em partida contra a Roma, pela Liga dos Campeões da categoria.

"Consigo notar um alto valor nesse jovem. Aos poucos tenho certeza que vai se consolidar no Barcelona. O que farei aqui é preparar a promoção dele", comentou Luis Enrique recentemente.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos