Quem tem mais a ganhar com o acerto: Luxa ou Sport? Blogueiros comentam

Do UOL, em São Paulo

  • Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

    Vanderlei Luxemburgo chegou falando em dar um título brasileiro ao Sport

    Vanderlei Luxemburgo chegou falando em dar um título brasileiro ao Sport

Luxemburgo está de volta ao futebol brasileiro. Na última segunda-feira (29), ele foi anunciado como novo técnico do Sport e será apresentado nesta terça (30) no CT do time pernambucano. Mas antes que o tempo diga algo, os blogueiros do UOL Esporte opinaram sobre a contratação e deram seus palpites: quem tem mais a ganhar com o acerto: Luxa ou Sport? Confira:

Alexandre Praetzel

Acho que o Sport teve técnicos menos experientes, recentemente, e agora partiu para um profissional com currículo expressivo. O clube vai arriscar. Luxemburgo volta ao mercado num time que nunca comandou. Talvez seja a equipe certa para recomeçar. Agora, será mais cobrado porque foi mal nos últimos anos em trabalhos e resultados. Uma parte aposta no passado, a outra precisa provar que ainda é uma realidade. A conferir.

André Rocha

Luxemburgo tem bastante a ganhar com mais um clube seduzido por sua "grife" e pela esperança de ser a casa a "despertar" o velho Luxa. A questão é que isso é bastante improvável, porque o treinador, como deixou claro em entrevistas recentes, está com a mente fechada aos novos conceitos aplicados em treinamentos e jogos. Mas pode dar certo, obviamente. Essa química é sempre um mistério, vide Claudio Ranieri e Leicester City. Eu não apostaria, até porque o temperamento de Luxemburgo não ajuda muito.

Avallone

Na teoria, os dois têm a ganhar – Luxemburgo e Sport. Que Luxemburgo conhece futebol não se discute. Já fez grandes trabalhos no Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, etc. Chegou à seleção brasileira e até a treinar o Real Madrid. Os últimos trabalhos do Luxa não foram bons e nem à altura de seu prestígio, mas, como tudo na vida pode mudar, eu acredito que Luxemburgo viverá dias melhores usando o seu conhecimento e, com isso, o Sport vai lucrar.

Juca Kfouri

Só Luxemburgo tem a ganhar se conseguir provar que não é um ex-técnico em atividade. O Sport, de campanhas tão regulares nos últimos anos, corre o risco da Série B.

Julio Gomes

Quem tem mais a perder é o Sport. Se tudo der errado e o time aparecer na zona de rebaixamento, qual será o cenário? Terá de demitir o técnico, pagar multa, trazer outro e rezar. Luxa está queimado pelos trabalhos nos últimos quatro anos. Se der errado, seria apenas mais um. Se der certo, volta a se colocar com força no mercado. O que seria dar certo? O Sport fazer um campeonato seguro, longe do Z4, em algum momento sonhar com G6, acabar na metade de cima da tabela.

Marcel Rizzo

Luxemburgo ganha mais porque terá a chance de trabalhar em um clube com ótima infraestrutura, e pegará um elenco bom, com o qual poderá mostrar se realmente está atualizado, como já disse. Ao Sport resta torcer para ter um Luxa motivado.

Menon

O Sport se arrisca mais, tem mais a perder. Há um bom tempo, Luxemburgo não é mais o que foi. Seu último bom trabalho foi no Grêmio em 2012. Hoje, apesar de seu currículo glorioso, ele é uma aposta cheia de grife.

PVC

Vanderlei tem muito a ganhar: a recuperação da carreira num clube bem estruturado. O Sport também pode ganhar se Luxemburgo chegar focado: a recuperação.

Rodrigo Mattos

Sport deixa claro que fez uma aposta no passado de Vanderlei Luxemburgo ao destacar que contratou o "técnico pentacampeão brasileiro" em seu anúncio. A questão é que o último título nacional foi há 13 anos. Seu último trabalho no Brasil, lembremos, foi uma passagem pelo Cruzeiro que se encerrou depois de 19 jogos, e dez derrotas. E isso foi em 2015.  O Grêmio de 2012 talvez seja o último time de nível decente montado pelo técnico e, mesmo assim, ao custo de quebrar o clube, não obter título relevante e entrar em decadência. Então, quem mais ganha é Luxemburgo por voltar ao mercado.  Ao Sport, resta torcer pela recuperação do treinador.

Vitor Birner

O Sport investe no treinador com currículo elogiável e fracos desempenhos na maioria dos clubes do país, após sair do Santos há quase dez anos, e portas fechadas nos maiores times da elite. Havia outras opções para contratar. O treinador ganha muito mais. Recebeu a oportunidade para mostrar que hoje em dia é capaz de ser competente ao orientar bons elencos de futebol.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos