Topo

Quem tem mais a ganhar com o acerto: Luxa ou Sport? Blogueiros comentam

Vanderlei Luxemburgo chegou falando em dar um título brasileiro ao Sport - Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo
Vanderlei Luxemburgo chegou falando em dar um título brasileiro ao Sport Imagem: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

30/05/2017 04h00

Luxemburgo está de volta ao futebol brasileiro. Na última segunda-feira (29), ele foi anunciado como novo técnico do Sport e será apresentado nesta terça (30) no CT do time pernambucano. Mas antes que o tempo diga algo, os blogueiros do UOL Esporte opinaram sobre a contratação e deram seus palpites: quem tem mais a ganhar com o acerto: Luxa ou Sport? Confira:

Alexandre Praetzel

Acho que o Sport teve técnicos menos experientes, recentemente, e agora partiu para um profissional com currículo expressivo. O clube vai arriscar. Luxemburgo volta ao mercado num time que nunca comandou. Talvez seja a equipe certa para recomeçar. Agora, será mais cobrado porque foi mal nos últimos anos em trabalhos e resultados. Uma parte aposta no passado, a outra precisa provar que ainda é uma realidade. A conferir.

André Rocha

Luxemburgo tem bastante a ganhar com mais um clube seduzido por sua "grife" e pela esperança de ser a casa a "despertar" o velho Luxa. A questão é que isso é bastante improvável, porque o treinador, como deixou claro em entrevistas recentes, está com a mente fechada aos novos conceitos aplicados em treinamentos e jogos. Mas pode dar certo, obviamente. Essa química é sempre um mistério, vide Claudio Ranieri e Leicester City. Eu não apostaria, até porque o temperamento de Luxemburgo não ajuda muito.

Avallone

Na teoria, os dois têm a ganhar – Luxemburgo e Sport. Que Luxemburgo conhece futebol não se discute. Já fez grandes trabalhos no Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, etc. Chegou à seleção brasileira e até a treinar o Real Madrid. Os últimos trabalhos do Luxa não foram bons e nem à altura de seu prestígio, mas, como tudo na vida pode mudar, eu acredito que Luxemburgo viverá dias melhores usando o seu conhecimento e, com isso, o Sport vai lucrar.

Juca Kfouri

Só Luxemburgo tem a ganhar se conseguir provar que não é um ex-técnico em atividade. O Sport, de campanhas tão regulares nos últimos anos, corre o risco da Série B.

Julio Gomes

Quem tem mais a perder é o Sport. Se tudo der errado e o time aparecer na zona de rebaixamento, qual será o cenário? Terá de demitir o técnico, pagar multa, trazer outro e rezar. Luxa está queimado pelos trabalhos nos últimos quatro anos. Se der errado, seria apenas mais um. Se der certo, volta a se colocar com força no mercado. O que seria dar certo? O Sport fazer um campeonato seguro, longe do Z4, em algum momento sonhar com G6, acabar na metade de cima da tabela.

Marcel Rizzo

Luxemburgo ganha mais porque terá a chance de trabalhar em um clube com ótima infraestrutura, e pegará um elenco bom, com o qual poderá mostrar se realmente está atualizado, como já disse. Ao Sport resta torcer para ter um Luxa motivado.

Menon

O Sport se arrisca mais, tem mais a perder. Há um bom tempo, Luxemburgo não é mais o que foi. Seu último bom trabalho foi no Grêmio em 2012. Hoje, apesar de seu currículo glorioso, ele é uma aposta cheia de grife.

PVC

Vanderlei tem muito a ganhar: a recuperação da carreira num clube bem estruturado. O Sport também pode ganhar se Luxemburgo chegar focado: a recuperação.

Rodrigo Mattos

Sport deixa claro que fez uma aposta no passado de Vanderlei Luxemburgo ao destacar que contratou o "técnico pentacampeão brasileiro" em seu anúncio. A questão é que o último título nacional foi há 13 anos. Seu último trabalho no Brasil, lembremos, foi uma passagem pelo Cruzeiro que se encerrou depois de 19 jogos, e dez derrotas. E isso foi em 2015.  O Grêmio de 2012 talvez seja o último time de nível decente montado pelo técnico e, mesmo assim, ao custo de quebrar o clube, não obter título relevante e entrar em decadência. Então, quem mais ganha é Luxemburgo por voltar ao mercado.  Ao Sport, resta torcer pela recuperação do treinador.

Vitor Birner

O Sport investe no treinador com currículo elogiável e fracos desempenhos na maioria dos clubes do país, após sair do Santos há quase dez anos, e portas fechadas nos maiores times da elite. Havia outras opções para contratar. O treinador ganha muito mais. Recebeu a oportunidade para mostrar que hoje em dia é capaz de ser competente ao orientar bons elencos de futebol.