Topo

CR7 diz não se importar com acusação de fraude fiscal: 'durmo muito bem'

AP Photo/Daniel Tejedor
Imagem: AP Photo/Daniel Tejedor

Do UOL, em São Paulo

31/05/2017 13h15

Cristiano Ronaldo afirma estar em dia com os pagamentos de impostos. O craque português enfrenta acusações de ter fraudado o fisco espanhol por mais de 15 milhões de euros (R$ 54,6 milhões), de 2011 a 2014. Em entrevista à emissora La Sexta, CR7 declarou não estar preocupado com esse assunto.

“Estou tranquilo. Sei que essas coisas se resolverão com a melhor decisão. Do fundo do meu coração, quando você faz as coisas certas, pode ir para a cama tranquilo. Eu durmo muito bem”.

De acordo com o jornal espanhol “El Mundo”, a Agência Tributária considera existir um crime nas movimentações financeiras atacante português, que estava sob investigação por quatro anos. Por essa razão, a Fazenda estima uma pena mínima de cinco anos de prisão.

O jogador português teria enviado seu dinheiro ao paraíso fiscal das Ilhas Virgens, mas depois que as autoridades espanholas começaram as primeiras investigações sobre fraude fiscal de jogadores de futebol, o português decidiu regularizar todo seu capital no exterior.

Apesar disso, ainda de acordo com a publicação da Espanha, CR7 pagou apenas 5,6 milhões de euros nessa tentativa de regularização, quando o certo seria pagar mais 15 milhões de euros.

Dúvidas sobre recolhimento de impostos

Na Agência Tributária, agora, duas diferenças de entendimento entre os investigadores se apresentam como fundamentais. Parte dos integrantes considera que Cristiano Ronaldo deveria ter aberto uma declaração complementar de cada exercício fraudado, pagando o correspondente de todos eles, e não acumular tudo em 2014, o que motivaria ação penal.

Outra parte, a favor de resolução administrativa, nota, sobre o mesmo assunto, que o português, ao escolher essa fórmula, pagou também as quantias sonegadas em 2009 e 2010 - se fosse feito da forma sugerida pelo primeiro grupo, os delitos desses anos estariam prescritos e o valor não poderia ser cobrado.

A outra discrepância se dá porque Cristiano Ronaldo teria declarado como direitos de imagem uma parte do dinheiro que na verdade foi recebida por luvas e prêmios. O modelo de tributação de um e de outro é distinto: para direitos de imagem, a taxa de desconto é de 20%; no outro caso, de até 43% para contratos firmados a partir de 2010. Parte dos investigadores creem que a solução, também neste caso, pode ocorrer por via administrativa e outra parte defende que se deve recorrer a uma ação penal.

Ainda segundo o jornal El Mundo, assim que os documentos sobre sua investigação foram vazados pelo Football Leaks, Cristiano Ronaldo aproveitou a Lei Beckham, que permite a atletas estrangeiros pagarem 24,75% de impostos. Mas o jogador pagou apenas 20% de todos os direitos até 2014.

A decisão, contudo é das autoridades de combate ao crime econômico de Madri, que agora analisará a documentação enviada pela Agência Tributária e optará por denunciar ou não o camisa 7 do Real Madrid por fraude fiscal.