Topo

United supera Real e Barcelona e volta a ser o time mais rico do mundo

Manchester United é o mais rico da Europa - false
Manchester United é o mais rico da Europa

Do UOL, em São Paulo

31/05/2017 09h09

Mesmo sem terminar entre os quatro primeiros colocados nas últimas duas temporadas, o Manchester United foi avaliado o clube mais valioso do mundo, ultrapassando novamente Barcelona e Real Madrid. O estudo foi feito pela empresa de serviços profissionais KPMG.

Segundo o estudo divulgado, o United é o primeiro clube a chegar a marca de 3 bilhões de euros (R$ 10 bilhões, de acordo com a cotação atual) quanto ao valor da empresa. Real Madrid e Barcelona ocupam, respectivamente, segunda e terceira colocações nesse ranking.

A ascensão do clube inglês surpreende pelo fato dele não ser campeão inglês desde a saída do técnico Alex Ferguson em 2013, além de não ter disputado a Liga dos Campeões na última temporada. 

A conquista da Liga Europa, no entanto, garantiu o retorno à maior competição do continente e a manutenção de milhões em renda proveniente de patrocinadores, em especial da Adidas.

A KPMG baseou suas avaliações em informações financeiras publicamente disponíveis e descobriu que as 32 equipes estudadas tinham um valor combinado de 29,9 bilhões de euros, 14% a mais do que em 2016. Cerca de um terço deste total está concentrado entre Manchester United, Real Madrid e Barcelona.

O Campeonato Inglês, no entanto, é quem tem mais representantes no Top 10, com seis clubes figurando no topo. Isto é em parte reflexo do novo acordo dos direitos de transmissão da competição, que renderam 100 milhões de libras ao lanterna da última edição do torneio, o Sunderland.

“Em termos de valor dos direitos de mídia, a Premier League inglesa se posiciona confortavelmente no topo das ligas europeias, embora outras grandes ligas tenham delineado estratégias bem definidas para competirem pela atenção dos fãs globais”, disse Andrea Sartori, chefe global de esportes da KPMG e autor do relatório.

Sartori também declarou que tais números mostram o crescimento da modalidade, que tem o apoio da evolução da transmissão e modelos de gerenciamento mais sustentáveis.

Confira os cinco clubes mais ricos na Europa:

1. Manchester United: 3.004 bilhões de euros
2. Real Madrid: 2.895 bilhões de euros
3. Barcelona: 2.688 bilhões de euros
4. Bayern de Munique: 2.367 bilhões de euros
5. Manchester City: 1.909 bilhões de euros

*Com informações da Bloomberg