Topo

7 goleiros que agitam o mercado europeu na janela de transferência

Do UOL, em São Paulo

01/06/2017 04h00

Dificilmente o torcedor mais fanático vai pensar em reforçar o seu time com um goleiro, a não ser que o clube realmente tenha problemas na posição. Os atacantes pelos gols e os meias pela criatividade são os mais assediados, mas quando a janela de transferência do futebol europeu abrir em julho, os goleiros prometem agitar o mercado.

Dos veteranos aos mais novos, eles são especulados em vários times europeus. O Real Madrid poderia finalmente ter David De Gea e o brasileiro Ederson está a caminho do Manchester City. Veja quais são os clubes que podem entrar na “dança dos goleiros”.

Casillas de saída do Porto

Casillas - Stefano Rellandini/Reuters - Stefano Rellandini/Reuters
Imagem: Stefano Rellandini/Reuters
Depois de dois anos no Porto, Iker Casillas movimenta novamente o mercado europeu. Aos 36 anos, o goleiro fez uma boa temporada e despertou o interesse de clubes do mundo todo. O destino ainda é incerto, mas não será o clube português. O Liverpool já teria feito uma oferta pelo espanhol. PSG, Olympique de Marselha e clubes do Qatar, Turquia e China também o desejam. O jornal As, no entanto, informou recentemente que a equipe de Jürgen Klopp é o destino mais provável para o veterano.

Ederson rumo ao futebol inglês

Ederson - Twitter/Benfica - Twitter/Benfica
Imagem: Twitter/Benfica
Ederson despontou como revelação do futebol português e logo chamou a atenção de grandes clubes europeus. Nem mesmo a multa milionária imposta pelo Benfica em sua última renovação de contrato freia o desejo do Manchester City de contar com o brasileiro na próxima temporada. O goleiro de 23 anos irá para o time de Guardiola por nada menos que R$ 147 milhões.  Com os valores da transação com o City tão altos, o brasileiro vai ultrapassar o próprio Buffon, que até hoje é o goleiro mais caro do futebol mundial quando trocou o Parma pela Juventus. 

Gianluigi Donnarumma é alvo de grandes europeus

Donnarumma - AFP PHOTO / OLIVIER MORIN - AFP PHOTO / OLIVIER MORIN
Imagem: AFP PHOTO / OLIVIER MORIN
O Milan precisará trabalhar mais do que nunca para segurar o jovem Donnarumma por mais um ano. O goleiro de 18 anos é alvo de Manchester United, caso o clube inglês perca De Gea para o Real Madrid. O agente do jogador é ninguém mesmo que o famoso Mino Raiola, empresário de Ibrahimovic e Pogba e o que mais conta contra o Milan é o tempo de contrato de sua joia. Donnarumma tem acordo com o time italiano apenas até junho de 2018, o que o deixaria livre para assinar um pré-contrato em janeiro com qualquer clube.

Neto pode deixar a Juventus

Neto  - Valerio Pennicino/Getty Images - Valerio Pennicino/Getty Images
Imagem: Valerio Pennicino/Getty Images
Reserva imediato de Buffon, o brasileiro Neto pode trocar a Juventus pelo Napoli, de acordo com a imprensa internacional. Caso Pepe Reina não renove seu acordo com o clube, a equipe irá buscar um substituto para assumir a titularidade e Neto é visto pela diretoria como jogador ideal para a função. 

Real Madrid quer negociar Keylor Navas

Keylor Navas - EFE/Kiko Huesca - EFE/Kiko Huesca
Imagem: EFE/Kiko Huesca
Diferente dos outros goleiros especulados para agitar o mercado da bola europeu, Keylor Navas pode deixar o Real Madrid por um motivo não muito bom. Não é de hoje que o clube espanhol pensa em trazer um goleiro para reforçar a equipe em busca de mais segurança na posição. Navas não é uma unanimidade por conta de falhas cometidas em diferentes jogos. O jogador já foi até mesmo criticado por Cristiano Ronaldo, quando falhou na partida contra o Borussia Dortmund, na Liga dos Campeões.

David de Gea pode ser o homem de confiança no Real

De Gea - Mike Hewitt/Getty Images - Mike Hewitt/Getty Images
Imagem: Mike Hewitt/Getty Images
Apesar de o técnico José Mourinho repetir que quer De Gea no United, a passagem de seis anos do goleiro no clube inglês pode estar chegando ao fim. A imprensa internacional diz que o atleta é alvo do Real Madrid mais uma vez depois da tentativa frustrada de contratação em 2015. De Gea chegou a ficar de fora da final da Liga Europa reforçando mais ainda os rumores de um adeus, mas Mourinho disse que não terá outra pessoa no gol do clube na próxima temporada. “Se voltaremos a ver David com a camisa do United? Claro que sim”, disse o treinador em conversa recente com os jornalistas.

Courtois pede “contrato generoso” para ficar no Chelsea

Courtois - Phil Noble/Reuters - Phil Noble/Reuters
Imagem: Phil Noble/Reuters
Thibaut Courtois também é uma das opções do Real Madrid para o gol, no entanto, está cada vez mais difícil para os espanhóis tira-lo do Chelsea. Mesmo tendo sua família instalada em Madri, o ex-goleiro do Atlético de Madri dá preferência a continuar no futebol inglês na próxima temporada, mas tudo tem seu preço. O belga quer “um contrato generoso” para assinar a renovação de contrato. Atualmente o vínculo com o Chelsea vai até junho de 2019.