Topo

Blogueiros: Cuca tem razão ao dizer que Palmeiras está pior do que em 2016?

Cuca durante jogo do Palmeiras contra o Inter, em Porto Alegre - Cesar Greco/Fotoarena - Cesar Greco/Fotoarena
Imagem: Cesar Greco/Fotoarena

Do UOL, em São Paulo

01/06/2017 16h43

Após a terceira derrota em seis jogos nesta sua volta ao Palmeiras, o técnico Cuca afirmou em entrevista coletiva concedida na noite da última quarta-feira (31), após classificação sobre o Internacional na Copa do Brasil, que o elenco do Palmeiras melhorou em relação ao de 2016, mas que o mesmo não aconteceu com o time titular, que segundo ele piorou.

Na visão do treinador, o elenco está muito melhor, mas os 11 titulares sofreram uma queda por conta da saída de Gabriel Jesus e Vitor Hugo, que foram vendidos, além de Moisés, que está machucado.

Os blogueiros do UOL Esporte foram convidados a opinar sobre a análise feita pelo treinador alviverde, e boa parte deles pensa bem parecido. Eles comentaram ainda sobre quem pode ser responsabilizado por isso e o que precisa ser feito para o Palmeiras retomar o caminho que trilhou em 2016. Confira:

ALEXANDRE PRAETZEL

Acho que as escolhas estão equivocadas. O elenco é superior ao ano passado, apesar da saída de Gabriel Jesus. Falta definir um esquema de jogo e uma formação titular. Cada um na sua e os melhores escalados. Já estamos no meio do ano e o Palmeiras não tem um time. Borja precisa ser mais acionado e merece paciência. Guerra também. Não adianta Cuca cobrar outros reforços, se nem testou os atuais. Muito discurso e pouca prática. O Palmeiras só fez um jogo bom no ano, diante do São Paulo, no Paulista. A política do futebol do clube está errada.

ANDRÉ ROCHA

Cuca voltou sabendo que seria tratado como "salvador" e haveria imediatismo na cobrança por desempenho e resultados. No ano passado ele não foi tão pressionado, agora o cenário é outro e ele tem currículo e bagagem pra lidar com isso. Sobre o peso dos desfalques, concordo sobre Jesus e Vitor Hugo. Moisés, nem tanto. Afinal, Guerra foi contratado como melhor jogador da Libertadores. Cabe ao treinador fazer render.

AVALLONE

Concordo com o Cuca quando ele diz que o Palmeiras piorou em relação ao ano passado por ter perdido Gabriel Jesus, Moisés (seriamente lesionado) e Vítor Hugo. Até porque Borja até agora não correspondeu, não há um segundo volante com o estilo de Moisés e Dracena não tem a juventude de Vítor Hugo. O que fazer? Creio que Cuca deveria utilizar muito mais Borja no estilo do centroavante que é lançado e arremata; Juninho, ao invés de Dracena; Felipe Melo como segundo volante, com Thiago Santos protegendo a área. Simples: mudança no estilo de jogo, mudar o esquema. E deixar Dudu e Tchê Tchê (que estão mal) fora por um tempo e utilizar Zé Roberto só em alguns jogos. Enfim, mudam os nomes, tem de ser modificado o esquema de jogo. Não parece lógico?

JUCA KFOURI

O Cuca está certo. Moisés está machucado e Gabriel Jesus na Inglaterra. A reposição não está à altura. Eles foram os melhores em 2016.

Gabriel Jesus dá cambalhota - Jason Cairnduff Livepic/Reuters - Jason Cairnduff Livepic/Reuters
Imagem: Jason Cairnduff Livepic/Reuters

JULIO GOMES

A resposta tem nome: Gabriel Jesus. O garoto é um craque, totalmente fora da média do futebol brasileiro. Foi fundamental para o Palmeiras em momentos e jogos que foram chave para o título. Sem ele, o time ficou pior, simples assim.

MARCEL RIZZO

Houve queda de rendimento de jogadores que foram essenciais em 2016, como Tchê Tchê e Dudu, além da lesão do melhor jogador do Brasileiro, Moisés. Eduardo Baptista tem sua parcela de culpa por ter tentado mudar drasticamente a forma de o time jogar. O time precisa contratar um meia, além de Guerra. E é preciso definir logo uma equipe base e insistir nela.

Dudu em treino do Palmeiras - Agência Palmeiras - Agência Palmeiras
Imagem: Agência Palmeiras

MAURO BETING

O elenco é melhor. O Palmeiras hoje tem o melhor elenco do Brasil, o que no ano passado parecia ser do Galo. Mas perdeu Gabriel Jesus, um jogador notável, tem perdido o Moisés até agosto e não tem tido o melhor do Tchê Tchê; e perde também o Victor Hugo, embora o Edu Dracena estivesse melhor até antes mesmo de o Cuca chegar, o que não é responsabilidade direta do Cuca, o Palmeiras perdeu muito de sua força. Borja não tem sido aquilo, e mesmo se vier a ser não tem ninguém na América do Sul hoje que possa substituir o Gabriel Jesus; aquele Moisés que para mim foi o melhor do campeonato não tem igual; Guerra é outra característica e nem sempre tem jogador, e jogado tão bem, embora tenha evoluído; e Edu Dracena e Vitor Hugo mais ou menos a mesma coisa. E tem uma queda individual de quase todo mundo. Todo mundo está jogando menos do que está jogando em 2016 ou, pelo menos, menos do que o excelente primeiro turno do Palmeiras, já que o segundo turno a equipe mais jogou para conquistar os resultados do que teve efetivamente um bom desempenho. O time teria os mesmos problemas se ainda fosse o Eduardo Baptista. Cuca ainda não apontou soluções, mas o fato de ser muito melhor, muito mais experiente, conhecer a casa e a causa, ele ainda vai dar um jeito nesse time. Mas é claro que tem que se entender isso, e o Cuca não está errado, não. É um time inferior em desempenho, em qualidade técnica, porém um elenco com mais experiência, com mais rodagem, com mais opções e, por isso, pode ser bi brasileiro e pode ganhar a Libertadores. Mas vai demorar mais do que se imaginava, por essas ausências e por coisas que acontecem no futebol. E teve o que o próprio Cuca disse antes de chegar ao Palmeiras, ou quando estava chegando: ‘é um grupo diferente’, e está sendo mais diferente do que a gente imaginava.

MENON

O elenco melhorou quantitativamente, mas a melhora técnica não foi tão grande, principalmente porque Borja está devendo muito. O time piorou porque perdeu Gabriel Jesus. Todo time do mundo sofreria com isso. Além disso, perdeu Moisés e o lado esquerdo da defesa está fraco. A política de contratação devia ter previsto a chegada de um lateral esquerdo.

PVC

Cuca terá trabalho e precisa de pelo menos uma semana livre para ajustar a equipe taticamente. Cuca sabe que não se monta times apenas com dinheiro. É preciso também trabalho, coerência e treinamento (leia mais no Blog do PVC).

VITOR BIRNER

O elenco é mais forte que o anterior e é impossível contratar alguém com o talento de Gabriel Jesus. Mesmo assim, tem atletas para montar time tão competitivo quanto o que ganhou o torneio de pontos corridos. (leia mais no Blog do Birner)