Topo

Três taças e marca de 118 anos. Celtic é o time mais dominante da temporada

Jogadores do Celtic festejam a Copa da Escócia, um dos três títulos na temporada - Jeff Holmes/AP
Jogadores do Celtic festejam a Copa da Escócia, um dos três títulos na temporada Imagem: Jeff Holmes/AP

Do UOL, em São Paulo

01/06/2017 04h00

A Juventus pode terminar a temporada europeia com uma tríplice coroa, caso conquiste a Liga dos Campeões neste sábado. Mas um time já fechou sua participação nas competições de 2016-2017 com essa façanha. Trata-se do Celtic, da Escócia, que venceu todos os troféus disponíveis em âmbito doméstico e derrubou uma marca do século 19.

A Escócia ficou pequena para o Celtic nesta temporada. O clube de Glasgow terminou com as taças do Campeonato Escocês, da Copa da Escócia e da Copa da Liga Escocesa. Na conquista mais importante, uma campanha sem derrotas rendeu ao time o apelido de "Invencíveis", redimindo o técnico Brendan Rodgers da fama de azarado.

Dentre o rol de façanhas da temporada, destaque para uma de marca 118 anos. Desde 1899 um time escocês não vencia a liga sem perder nenhuma partida. Na oportunidade, o Rangers venceu os 18 jogos da campanha – hoje o campeonato se joga em 38 rodadas.

O Celtic venceu o Campeonato Escocês com 34 vitórias, quatro empates e nenhuma derrota. Foram 106 gols a favor, um recorde na liga, e apenas 25 contra. Na temporada anterior, o time de Glasgow também havia sido campeão, mas com quatro derrotas na campanha.  

A temporada de sucesso do Celtic foi definida no último final de semana, quando a equipe levantou seu terceiro troféu. O time de Rodgers bateu o Aberdeen por 2 a 1 para ficar com a Copa da Escócia e selar a conquista da tríplice coroa. 

O Celtic não conta com nenhum grande nome badalado do futebol europeu em seu elenco. O jogador mais conhecido é o marfinense Kolo Touré, ex-Liverpool e Arsenal, irmão de Yaya Touré, do Manchester City. Mas o atleta mais destacado na histórica temporada foi o jovem atacante francês Moussa Dembele, autor de 32 gols nas competições do período.

Após azar no Liverpool, a glória na Escócia

Após decepção no Liverpool, Brendan Rodgers comandou temporada histórica do Celtic - Reuters/Jason Cairnduff Livepic - Reuters/Jason Cairnduff Livepic
Imagem: Reuters/Jason Cairnduff Livepic

Um dos rostos da temporada histórica do Celtic foi o do técnico Brendan Rodgers, nascido na Irlanda do Norte. O treinador vinha de um trabalho elogiado à frente do Liverpool, quando quase livrou a tradicional equipe inglesa de um jejum de 24 anos sem títulos na Premier League.

Sob o comando de Rodgers, e então impulsionado pelos gols de Luis Suárez, o Liverpool liderou boa parte da temporada 2013-2014. No entanto, uma derrota dramática para o Chelsea, com direito a um célebre escorregão do ídolo Steven Gerrard, iniciou a derrocada vermelha – o título acabaria com o Manchester City.

Trocado pelo alemão Jurgen Klopp no Liverpool, Rodgers recomeçou a carreira com sucesso fora da Inglaterra. O técnico carrega boa parte dos méritos pela montagem do super time do Celtic. Com três troféus, se tornou o terceiro treinador na história do clube a conquistar a façanha da tríplice coroa.

Imbatível no país, decepção na Europa

Apesar da temporada de glórias dentro das fronteiras da Escócia, o Celtic não conseguiu se destacar internacionalmente. O time de Glasgow ficou em último lugar de sua chave na primeira fase da Liga dos Campeões, em um grupo que tinha adversários de peso como Barcelona e Manchester City.

Agora, depois da tríplice coroa, a meta é conseguir um bom desempenho no continente na próxima temporada. Ídolo histórico do clube, o búlgaro Stiliyan Petrov afirmou que o time tem condições de voltar a uma final europeia, algo que não acontece desde 2003. Na oportunidade, com Petrov em campo, a equipe escocesa foi batida pelo Porto de José Mourinho na decisão da Copa Uefa.