"Por que qualquer um pode ser técnico?", Mendes levanta bandeira dos cursos

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • NEWTON MENEZES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    técnico Milton Mendes, do Vasco, é o único do Brasil com o curso "Uefa Pro"

    técnico Milton Mendes, do Vasco, é o único do Brasil com o curso "Uefa Pro"

O novo regulamento da CBF, que obriga treinadores a obterem licenças de especialização na área para poderem exercer o cargo a partir de 2019, foi tema da entrevista coletiva do técnico Milton Mendes nesta sexta-feira no Vasco. Único do Brasil com o curso "Uefa Pro", ele defendeu a medida, embora tenha ressaltado que respeita opiniões contrárias.

"Acredito muito que a profissão não seja banalizada. Acredito que todos que estejam aqui (na sala de imprensa) sejam formados. Para ser jornalista, tem que estudar, para ser engenheiro, tem que estudar, para ser médico, tem que estudar... Por que qualquer um pode ser treinador? Todos podem ser ex-jogadores, mas podem ter um curso", declarou.

O técnico do Vasco ressaltou a importância dos cursos para sua formação e falou em "progresso" na carreira:

"Não quero criar nenhum tipo de antipatia mas, no meu ponto de vista, temos que buscar o progresso, senão vamos ficar parados. Acredito muito que, para a gente evoluir e crescer, temos que ter um pouco de humildade. Às vezes temos que buscar outros tipos de coisas para nossa carreira ficar muito mais rica. Nós definimos metas. Onde a gente quer chegar? Eu quero chegar à seleção, quero trabalhar na Europa... Mas estou preparado? Tenho as credenciais para isso? Tenho que ter meus objetivos, minhas metas e se preparar para isso. Não adianta falar coisas bonitas se eu não as faço. Na nossa vida temos que tentar".

De acordo com levantamento da Folha, somente oito treinadores entre os clubes da Série A, além de Milton Mendes, estariam aptos hoje a trabalhar. São eles: Marcelo Cabo (Atlético-GO), Roger Machado (Atlético-MG), Eduardo Baptista (Atlético-PR), Claudinei Oliveira (Avaí), Jair Ventura (Botafogo), Vagner Mancini (Chapecoense), Fábio Carille (Corinthians), Zé Ricardo (Flamengo).

Além do curso "Uefa Pro", Milton Mendes tem em seu currículo uma pós-graduação para treinadores de elite (Uefa), formação contínua de treinadores (Portugal) e título da qualificação atribuída Curso Treinador da Uefa do primeiro, segundo e terceiro níveis.
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos