Topo

Técnico diz que França não convoca Benzema por "ser um país racista"

AFP PHOTO / PIERRE-PHILIPPE MARCOU
Imagem: AFP PHOTO / PIERRE-PHILIPPE MARCOU

Do UOL, em São Paulo

02/06/2017 10h49

O técnico Guy Roux, conhecido por ter treinador o  Auxerre entre 1961 e 2005 deu uma afirmação polêmica em entrevista ao jornal Le Figaro ao falar do motivo pelo qual Benzema não é convocado para a seleção francesa. Para o treinador, a razão é que “o povo francês é racista”.

“Eu sou um homem do povo, vou ao mercado e ao bar algumas vezes. Escuto os franceses e somos racistas. Quando Benzema não foi convocado, 70% dos franceses diziam que a decisão estava certa. Vemos ele há oito anos no Real Madrid e sabemos que é sensacional, mas é criticado por não cantar a Marsellesa”, disse Roux.

O treinador, no entanto, disse que não é algo relacionado a quem está dentro da seleção francesa. “O Deschamps e o De Graet, presidente da federação, não são racistas, mas foram pragmáticos e não o convocaram para que as pessoas não criticassem. Com Benzema talvez tudo tivesse sido diferente. Talvez fizeram bem, mas não fomos campeões da Eurocopa”, comentou, completando sobre a realidade do futebol do país.

“Todos os jovens bons jogam hoje nos subúrbios. Se tirarmos os muçulmanos do Campeonato Francês, ficamos sem em sete equipes”, completou.
Benzema não é convocado para a seleção francesa desde a polêmica envolvendo o jogador do Real Madrid e o seu companheiro de seleção na época Valbuena. O jogador era suspeito de chantagear Valbuena por conta da suposta existência de um vídeo íntimo.