Topo

Marfinense que disputou duas Copas morre na China após mal súbito em treino

Cheik Tioté sofreu mal súbito durante treino na China e chegou a ser levado ao hospital - Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Cheik Tioté sofreu mal súbito durante treino na China e chegou a ser levado ao hospital Imagem: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/06/2017 12h46

O meio-campista Cheick Tioté morreu nesta segunda-feira após sofrer mal súbito durante treinamento. O atleta defendia o Beijing Enterprises, time da segunda divisão da China. Tioté caiu inconscientemente durante atividade do Beijing e foi levado ao hospital ainda com vida, mas morreu minutos depois.

A causa da morte não foi divulgada oficialmente. Com passagem pelo Newcastle United, da Inglaterra, Tioté tinha 30 anos e disputou as Copas do Mundo de 2010 e 2014 com a seleção de seu país.

A notícia chocou amigos de Tioté. Ex-companheiro de Tioté no Newcastle, o atacante senegalês Demba Ba escreveu nas redes sociais: “que Deus receba o Tioté”.

A rede de notícias BBC recebeu mensagem de um representante de Tioté. Ele informa que ainda não se sabe a razão do mal súbito e diz que a família do atleta pediu privacidade neste momento de tristeza.

Tioté se transferiu para o Beijing em fevereiro deste ano. Ele atuou por seis temporadas no Newcastle, com 150 participações. O clube inglês se pronunciou nas redes sociais: "Nós estamos devastados com a tragédia ocorrida na China com nosso ex-meio-campista Tioté". 

Pela seleção da Costa do Marfim, Tioté disputou 55 partidas e duas Copas do Mundo. Ele também defendeu o FC Twente, Roda JC e Anderlecht.

A Fifa também manifestou sua tristeza pela morte do jogador. "Tributos estão sendo pagos por companheiros de time esta noite depois da trágica notícia da morte de Cheick Tiote ser confirmada com apenas 30 anos. O jogador da seleção da Costa do Marfim sofreu um colapso durante um treino em seu clube na China. Cheick representou seu país em duas Copas, 2010 e 2014, e fez parte da equipe que venceu a Copa Africana de Nações em 2015. Nossas sinceras condolências para a família, amigos e companheiros de time de Cheick neste triste dia assim como a muitos dos torcedores de seus antigos clubes. Descanse em paz", disse a entidade máxima do futebol em seus canais oficiais.