Topo

Com gol de bicicleta e campanha LGBT, Dinamarca e Alemanha empatam amistoso

Kimmich empatou de bicicleta; depois, sentiu dores em campo - Patrik Stollarz/AFP Photo
Kimmich empatou de bicicleta; depois, sentiu dores em campo Imagem: Patrik Stollarz/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

06/06/2017 17h37

A Dinamarca recebeu a Alemanha para amistoso nesta terça-feira, mas acabou cedendo o empate no fim: 1 a 1. Os dinamarqueses venciam até os 43 min do segundo tempo, quando Joshua Kimmich empatou com um gol de bicicleta. A partida foi realizada em Brondby, na Dinamarca.

Agora, as duas seleções voltam a entrar em campo no sábado, quando jogam pela sexta rodada das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018. Pelo Grupo C, a líder Alemanha (15 pontos) recebe a lanterna San Marino (sem pontos) em Nuremberg. No Grupo E, os dinamarqueses (terceiro lugar, sete pontos) visitam o Cazaquistão (lanterna da chave com dois pontos) em Almaty.

Homenagens e campanha LGBT marcam partida

Os capitães das duas seleções, Christian Eriksen (Dinamarca) e Julian Draxler (Alemanha), entraram em campo utilizando braçadeiras com as cores do arco-íris, símbolo internacional de apoio às causas LGBT. "Rivais em campo, juntos contra a homofobia", anunciava a conta da União Dinamarquesa de Futebol (DBU) no Twitter antes do jogo desta terça-feira.

Além disso, o jogo foi marcado pela homenagem das duas seleções às vítimas dos ataques à cidade de Londres. No sábado, um atentado na capital inglesa deixou sete mortos e 48 feridos. Por conta disso, as duas seleções realizaram um minuto de silêncio antes do pontapé inicial.

O jogo

Jogando em casa, os dinamarqueses aproveitaram um erro da saída de bola alemã e abriram o placar. Aos 18 min da etapa inicial, Christian Eriksen interceptou a saída de bola de Antonio Ruediger e bateu de primeira no canto do goleiro Kevin Trapp.

Christian Eriksen comemora - Patrik Stollarz/AFP Photo - Patrik Stollarz/AFP Photo
Capitão Christian Eriksen (foto) abriu o placar no primeiro tempo para a Dinamarca
Imagem: Patrik Stollarz/AFP Photo

Aos 34 min, a Alemanha teve a chance de empatar com Julian Draxler. Após receber a bola na intermediária, Sandro Wagner rolou na esquerda para o camisa 7, que bateu cruzado - a bola passou rente à trave do gol de Frederik Roennow.

No segundo tempo, a Dinamarca teve boa oportunidade para ampliar aos 8 min. Após boa jogada individual pela esquerda, Riza Durmisi cruzou a bola para a área; Yussuf Poulsen dividiu com Jonas Hector na pequena área, e a bola só não entrou porque Kevin Trapp defendeu no reflexo. A resposta veio rápido: aos 15 min, após escanteio cruzado pela esquerda, Matthias Ginter cabeceou e obrigou Frederik Roennow a espalmar por cima do gol.

No fim, quando a vitória dinamarquesa parecia certa, veio o empate: aos 43 min, Joshua Kimmich aproveitou a bola na área e empatou o jogo com uma bicicleta. Na queda, Kimmich sentiu dores.