Topo

Sem Globo e com fuso trocado, seleção de Tite tem teste de popularidade

Galvão Bueno fora de jogo da seleção brasileira - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Galvão Bueno não estará presente nos dois próximos amistosos da seleção
Imagem: Reprodução/TV Globo

Danilo Lavieri e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

06/06/2017 04h00

Após nove vitórias em nove jogos, a seleção brasileira do técnico Tite encara, nesta semana, um de seus grandes testes em quase um ano de trabalho. E não necessariamente dentro de campo, mas sim no prestígio fora das quatro linhas.

Mesmo com resultados extremamente positivos e Tite nas graças do povo, a seleção terá dois “adversários” no caminho para se aproximar ainda mais da torcida que voltou a se interessar pela equipe: a ausência de transmissão da TV Globo e o fuso horário “trocado” de 13 horas entre Melbourne e Brasília.

Sem aceitar o valor de R$ 14 milhões para transmitir os dois jogos, a Globo abriu mão dos duelos contra Argentina (nesta sexta, 9) e Austrália (dia 13). Os jogos serão às 7h05 (de Brasília) e terão transmissão da TV Brasil, TV Cultura, pela Vivo e pelo canal da CBF no Facebook (com narração de Nivaldo Prieto e comentários de Pelé e Denilson).

Se antes enviava de três a quatro equipes para a TV aberta e mais duas do Sportv a cada jogo, a realidade agora é outra. Segundo a reportagem do UOL Esporte apurou junto à TV Globo, com pessoal reduzido na cidade australiana, serão poucas as inserções na programação do Grupo Globo. Nomes como Galvão Bueno e Casagrande, que vinham acompanhando até mesmo os treinos de Tite, não estarão presentes.

Somado a isso, os treinos, quase sempre acompanhados ao vivo nos programas esportivos de canais fechados, agora acontecem na madrugada.

Para completar, o time que entrará em campo nos próximos dias não terá algumas das principais peças que construíram a sequência positiva para levar a seleção à Copa da Rússia. O craque Neymar foi poupado, bem como os badalados Daniel Alves e Marcelo e a dupla de zaga, Miranda e Marquinhos. 

De olho em testes para formar a equipe que irá ao Mundial, Tite lançará mão de formações novas. Nomes como Diego Alves, David Luiz, Douglas Costa, Rodriguinho, Alex Sandro e Rafinha devem compor as escalações dos amistosos.