Topo

Chapecoense enfrentará o Barcelona em agosto. Data exata ainda é discutida

Neymar mostra uniforme do Barça assinado para a Chapecoense - Miguel Ruiz/Barcelona oficial
Neymar mostra uniforme do Barça assinado para a Chapecoense Imagem: Miguel Ruiz/Barcelona oficial

Daniel Fasolin

Colaboração para o UOL, em Chapecó (SC)

07/06/2017 09h33

A Chapecoense enfrentará o Barcelona entre os dias 7 ou 8 e agosto no Troféu Joan Gamper. A informação é do jornal espanhol “Mundo Deportivo”.

A Chapecoense só poderá ir para a Espanha no dia 8 de agosto por causa de compromissos no Brasil, mas a data coincide com a Super Taça da Europa. Por isso, o Barcelona está negociando coma Confederação Brasileira de Futebol para permitir que o cube catarinense jogue no dia 7.

A Chapecoense chegou a receber outras propostas de datas do Barcelona. O calendário apertado, porém, impediu qualquer alteração. No final do mês de julho, a equipe catarinense estará em Portugal para a Copa Eusébio. Na sequência, em 2 de agosto, volta ao Brasil para enfrentar o Bahia pelo Campeonato Brasileiro. Por último, vai ao Japão disputar a Copa Suruga, em 15 de agosto.

O clube catarinense discute internamente sobre as datas disponibilizadas pelo Barcelona e tem a preferência por jogar no dia 8, para ter uma "folga" maior para efetuar a viagem até a Espanha.

O Torneio Joan Gamper é um jogo amistoso organizado para o Barcelona apresentar seu elenco para a temporada europeia. O último clube brasileiro a disputá-lo foi o Santos, derrotado por 8 a 0 pelo clube espanhol em 2013.

O Barcelona anunciou o convite em seu site oficial em dezembro e pretende fazer do evento uma homenagem aos 71 mortos da tragédia do dia 29 de novembro do ano passado, quando o avião que levava a equipe catarinense a Medellín caiu nas montanhas de Cerro Gordo.

A equipe azul-grená diz que "quer colaborar com a reconstrução institucional e esportiva do clube e ajudar que ele possa recuperar o nível competitivo que tinha".

“Estamos trabalhando em conjunto, tratando de todos os assuntos. Muito difícil a situação, estamos trabalhando achando a fórmula e criando forças para continuarmos a dar alegria à nossa região” disse Ivan Tozzo na mesma entrevista.