City anuncia Ederson: "um dos melhores jovens goleiros da Europa"

Do UOL, em São Paulo

Uma semana depois de acertar a contratação junto ao Benfica, o Manchester City enfim anunciou oficialmente o goleiro brasileiro Ederson. O arqueiro de 23 anos assinou contrato de cinco aos após uma negociação de 40 milhões de euros (cerca de R$ 145 milhões).

O diretor de futebol, Txiki Begiristain, disse que o City contratou um goleiro que tem tudo para fazer parte da elite da posição na Europa. "Estamos felizes em trazer Ederson para o Manchester City. Ele é um dos melhores jovens goleiros da Europa e ele é um complemento importante para o time da próxima temporada e para o futuro. Ele é jovem, tem todas as qualidades que você poderia querer como um goleiro de primeira classe e acho que vai se encaixar muito bem no nosso time".

A transferência de Ederson, em valor bruto, é a maior envolvendo um goleiro na história, superando os 38,7 milhões de euros que a Juventus pagou por Buffon ao Parma em 2001. Porém, na ocasião, o time de Turim também cedeu os direitos federativos do Jonathan Bachini, que estavam avaliados em 15,5 milhões. Com a soma destes valores, Buffon segue sendo o goleiro mais caro da história do futebol.

O goleiro se disse lisonjeado com a possibilidade de realizar o sonho de jogar na Inglaterra."Eu gosto de tudo sobre Manchester City. Este é um grande clube, jogam uma grande liga aqui na Inglaterra, têm fãs incríveis e jogam um futebol esplêndido. Sempre tive o sonho de jogar no futebol inglês e agora vou fazer isso tornar realidade."

Sua meta no primeiro ano é clara: conquistar títulos. E, para isso, ele confia no trabalho de Pep Guardiola e na qualidade dos jogadores da equipe. 
 
"Com a Pep Guardiola, o City está crescendo cada vez mais. Ele está colocando uma equipe jovem para o futuro. Esses foram fatores importantes na minha decisão.
O Manchester City tem uma equipe incrível. Eu acho que eles conseguiram ter uma boa temporada. Na próxima temporada, teremos de nos concentrar no objetivo de conquistar troféus", explicou. 

Ederson, de 23 anos, chegou em Portugal em 2010, vindo das divisões de base do São Paulo. Sobrinho de Artur Moraes, ex-Benfica e agora na Chapecoense, o jovem desembarcou na base do time encarnado.

Depois disso, passou pelo modesto Ribeirão e, em seguida, pelo Rio Ave, que defendeu por três anos, até, em meados de 2015, acertar o retorno ao Benfica, onde defendeu o time B, foi reserva da equipe principal e roubou a posição de Julio César para virar titular.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos