Topo

Após temporada brilhante, David Luiz volta à seleção para afastar fantasmas

Fernandinho e David Luiz treinam em Melbourne; zagueiro volta após um ano - Lucas Figueiredo/CBF
Fernandinho e David Luiz treinam em Melbourne; zagueiro volta após um ano Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Pedro Ivo Almeida e Vitor Pajaro

Do UOL, no Rio de Janeiro e em Melbourne (Austrália)

08/06/2017 11h00

Convocado pela primeira vez por Tite para os amistosos contra Argentina e Austrália, David Luiz espera aproveitar a chance para vestir a camisa seleção brasileira e dar sequência na vitoriosa temporada que fez com o Chelsea. 

Embora tenha sido campeão inglês e eleito melhor defensor do campeonato, o atleta viu Miranda e Marquinhos dispararem à sua frente na concorrência. Agora, briga para ao menos estar na lista dos convocados para a Copa. Para isso, precisa aproveitar o chamado como se fosse a última chance. 

Nome certo nas listas de Dunga, ele não representa o país desde março de 2016, no empate por 2 a 2 com o Uruguai. Na ocasião, o atleta ainda tomou o cartão e foi desfalque na despedida de Dunga nas Eliminatórias, no empate por 2 a 2 com o Paraguai. O técnico seria demitido semanas depois, na eliminação da Copa América.

Um dos atletas mais marcados pelo 7 a 1 na Copa do Mundo, David Luiz mostrou que o tempo longe não tirou a intimidade do atleta com os companheiros. Durante os treinos na Austrália, ele tem sido um dos últimos a deixar o campo, sempre na chamada “resenha” com os outros jogadores, especialmente Rafinha, Paulinho e Gil.

Fernandinho destacou o entrosamento rápido e disse que o retorno de atletas que não eram convocados fica mais natural graças ao bom ambiente criado por Tite.

“Recebemos os jogadores que estão pela primeira vez com essa comissão da melhor maneira. O David está voltando depois de algum tempo fora, sabemos que tem qualidade. O ambiente é muito bom devido aos resultados, a maneira que vivemos no dia a dia. Tudo isso favorece. O convívio com essa comissão técnica é muito bom, com todo mundo super à vontade, feliz e contente, além da qualidade dos treinos com uma intensidade muito alta. Quem tem a ganhar com esses jogadores é o time".

Por enquanto, Tite tem deixado claro que David Luiz ainda não está entre as suas primeiras opções. Além de Miranda e Marquinhos, que são os titulares e nem foram convocados, o técnico colocou à frente Thiago Silva e Gil como titulares nos treinos dessa semana.

Além da briga pela vaga, David ainda precisa mostrar ao treinador que consegue repetir seu bom desempenho em um time com dois zagueiros. No Chelsea, ele atuou em uma linha de três defensores em diversas ocasiões.

UOL transmite a partida

O UOL transmitirá ao vivo, em vídeo, os amistosos da seleção brasileira contra Argentina e Austrália, respectivamente nos dias 9 e 13 de junho, em Melbourne (Austrália), com oferecimento de Jeep. As duas partidas poderão ser acompanhadas na web e na versão mobile do portal a partir das 7h (de Brasília).