Topo

Seleção brasileira invade espaço de Fórmula 1 e tênis em Melbourne

Moradores de Melbourne estão pouco habituados a partidas de futebol - Pedro Martins/MoWa Press
Moradores de Melbourne estão pouco habituados a partidas de futebol Imagem: Pedro Martins/MoWa Press

Vitor Pajaro

Colaboração para o UOL, em Melbourne (Austrália)

08/06/2017 21h00

Mais de 90 mil pessoas são esperadas nesta sexta-feira (9) no Melbourne Cricket Garden, na Austrália, para assistir ao amistoso entre Brasil e Argentina. A presença das duas seleções sul-americanas alterou a rotina dos parques esportivos da cidade, acostumados a receber outros tipos de entretenimento como o Aberto da Austrália de Tênis e o Grande Prêmio de Fórmula 1.

Desde domingo em terras australianas, a seleção brasileira escolheu como "casa" o Lakeside Stadium, situado às margens do pitoresco lago Albert Park. As ruas que circundam o lago recebem anualmente a abertura do calendário oficial da Fórmula 1. Por aqui, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Nico Rosberg são figuras conhecidas do público.

"Fazia tempo que a Ferrari não ganhava aqui, e neste ano voltou a vencer. Fiquei feliz, sou ferrarista", conta o taxista e fã de Fórmula 1 David Gould, afirmando não conhecer sequer um jogador do futebol brasileiro. Nem mesmo Neymar, maior nome da atualidade, e poupado por Tite dos amistosos na Austrália.

"Aqui o nosso futebol é outro. Do futebol de vocês conheço o Messi", resumiu, referindo-se ao rival argentino e à AFL (Australian Football League) - a liga que regula o futebol australiano, esporte mais praticado no país e que mais se assemelha ao rúgbi do que ao futebol praticado por Brasil e Argentina.

Segundo a empresa que organiza os amistosos da seleção brasileira, metade dos mais de 90 mil ingressos vendidos foi adquirida por pessoas que moram fora do estado de Victoria, onde Melbourne está situada. Ou seja, quem for ao estádio pela primeira vez também poderá conhecer um pouco do complexo que recebe o Aberto da Austrália de Tênis. 

Isso porque para chegar ao palco da partida, o Melbourne Cricket Garden, é preciso passar pelas famosas arenas Rod Laver e Margaret Court, principais quadras do Grand Slam australiano. Com ruas largas e de fácil acesso, o complexo esportivo conta ainda com pelo menos mais dois espaços esportivos e receberá nos próximos dias eventos de rúgbi, AFL, hóquei no gelo, espetáculos teatrais e shows internacionais.

"Não estamos acostumados a receber grandes seleções mundiais do futebol, mas sempre contamos com diversos eventos esportivos, principalmente nessa região onde estão concentradas as principais arenas da cidade. É muito bom ver essas pessoas de perto", explicou o advogado australiano Michel Joubey, que trouxe o filho para acompanhar o último treino da seleção brasileira antes da partida.

Brasil e Argentina se enfrentam nesta sexta-feira a partir das 7h (de Brasília).

UOL transmite os amistosos

O UOL transmitirá ao vivo, em vídeo, os amistosos da seleção brasileira contra Argentina e Austrália, respectivamente nos dias 9 e 13 de junho, em Melbourne (Austrália), com oferecimento de Jeep. As duas partidas poderão ser acompanhadas na web e na versão mobile do portal a partir das 7h (de Brasília).