Topo

C. Ronaldo decide e mantém Portugal na briga por vaga direta na Copa-2018

Reuters / Kacper Pempel
Imagem: Reuters / Kacper Pempel

Do UOL, em São Paulo

09/06/2017 17h35

Cristiano Ronaldo tornou a decidir jogo importante para a seleção portuguesa. Nesta sexta-feira (09), com dois gols do craque, a equipe de Fernando Santos venceu a Letônia por 3 a 0, fora de casa, o suficiente para se manter na cola da Suíça, líder do Grupo B das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, a ser disputada na Rússia. 

O primeiro tento do atacante do Real Madrid saiu aos 41 minutos da metade inicial, em jogada iniciada com cruzamento de André Gomes pelo lado esquerdo. José Fonte ganhou no alto e testou para a meta, mas a bola carimbou a trave - no rebote, o camisa 7 deu peixinho para marcar.

No segundo tempo, aos 17, de novo de cabeça, a estrela ampliou a vantagem. O lance foi confuso: Quaresma cruzou rasteiro, a redonda desviou na zaga, subiu e encobriu o goleiro da equipe adversária, Vanins. Limpa e dentro da área, a bola procurou o astro, que, debaixo das traves, só empurrou para dentro. Aos 21, C. Ronaldo serviu André Silva, que finalizou na saída do arqueiro para fechar a conta. 

CR7 - Reuters / Kacper Pempel  - Reuters / Kacper Pempel
Imagem: Reuters / Kacper Pempel

O triunfo levou Portugal a 15 pontos e mantém o time na vice-liderança da chave. A suíça também venceu na rodada, 2 a 0 sobre as Ilhas Faroe, e foi a 18 pontos.

De acordo com o regulamento da competição, apenas os primeiros colocados das chaves conquistam vaga direta para a próxima Copa - os oito melhores segundos dos nove grupos disputarão repescagem (o pior será eliminado). A tabela prevê mais quatro rodadas, com confronto direto entre Portugal e Suíça agendado para a última delas, no dia 10 de outubro, na casa da seleção de Cristiano Ronaldo.

Antes disso, pela próxima rodada do classificatório, Portugal recebe as Ilhas Faroe no dia 31 de agosto. Na mesma data, a Suíça enfrenta Andorra.

A Letônia está na vice-lanterna do grupo, com apenas três pontos. No dia 31 de agosto, visitará a Hungria. 

Blog do Julio Gomes: CR7 brilha e uma seleção vence após 13 anos

"Um dia tradicional no futebol, finalista da Copa de 54, a Hungria talvez tenha encontrado um novo fundo do poço. Perdeu para Andorra, um Principado de menos de 100 mil habitantes encravado entre França e Espanha, nos Pirineus. Uma seleção formada por amadores. Para se ter uma ideia do feito, Andorra só havia vencido um jogo oficial em sua história, em 13 de outubro de 2004, quando fez 1 a 0 na Macedônia pelas eliminatórias da Copa-2006. Desde então, eram 3 empates e 63 derrotas em jogos oficiais". Leia mais.  

Outros resultados da rodada das Eliminatórias

Grupo B - Androrra 1 x 0 Hungria

Grupo B - Ilhas Faroe 0 x 2 Suíça

Grupo A - Bielorussia 2 x 1 Bulgária

Grupo A – Holanda 5 x 0 Luxemburgo

Grupo A – Suécia 2 x 1 França

Grupo H – Bósnia e Herzegovina 0 x 0 Grécia

Grupo H – Estônia 0 x 2 Bélgica

Grupo H – Gibraltar 1 x 2 Chipre