Topo

Rafinha busca sair do Barça, mas esbarra em alto valor estipulado

Albert Gea/Reuters
Imagem: Albert Gea/Reuters

João Henrique Maqrues

Do UOL, em Barcelona

09/06/2017 04h00

Em busca de protagonismo, Rafinha planeja a próxima temporada longe do Barcelona. O meia está cansado da condição de reserva e perdeu o interesse em seguir muito também por conta da saída do treinador Luis Enrique, com quem tinha grande intimidade.

O UOL Esporte apurou que o pai e empresário de Rafinha, o ex-volante Mazinho, trabalha nos bastidores em busca de proposta pelo meia. O Bayern de Munique foi a primeira tentativa, mas a negociação não evoluiu. De acordo com o jornal catalão, Mundo Deportivo, Mazinho esteve reunido essa semana com dirigentes do Valencia para tratar da saída de Rafinha.

Mazinho nega oficialmente o desejo do filho em deixar o Barça. Só que o assunto é tratado sigilosamente por conta do contrato de Rafinha com o Barcelona ter validade até junho de 2020. Ciente do desejo do jogador, o clube avisou a Mazinho que espera no mínimo 30 milhões de euros pelo negócio. Algo que dificulta os planos do meia - o site especializado em mercado de futebol, transfermarket.com, avalia o brasileiro em 15 milhões de euros. 

Mazinho esperava encontrar a oferta no Bayern de Munique por conta da proximidade com o clube. Por lá, o outro filho, Thiago Alcântara faz sucesso, e tem contrato até 2021. No entanto, o clube alemão não mostrou interesse em pagar o alto valor.

O problema de Rafinha no Barcelona são as três temporadas seguidas como reserva do clube desde que voltou do empréstimo ao Celta de Vigo. O retorno foi um pedido de Luis Enrique, que trabalhou com o meia no próprio Celta, mas apesar da intimidade, o posto de titular foi algo raro.

Na temporada terminada recentemente, Rafinha viveu a melhor fase. Foi titular no 6 a 1 histórico de virada contra o PSG, nas oitavas de final da Liga dos Campeões, atuando aberto pela direita do ataque no esquema 3-4-3. O problema, então, foi uma lesão no joelho direito que o afastou da reta final.

Rafinha não está de férias em Barcelona. Vai ao clube todas os dias para o tratamento da lesão. A disciplina é bastante elogiada internamente, e também uma das características que faz o Barça não o colocar à venda por preço baixo, ou aceitar proposta de empréstimo.

Por também ser formado na base do clube, o tema Rafinha é tratado com delicadeza. No entanto, o novo treinador Ernesto Valverde conta com reforços no meio-campo para a próxima temporada. O que deixaria a saída de Rafinha ainda mais provável.