Topo

Da seleção ao banco. Muralha vira símbolo de má fase do Flamengo

Alex Muralha virou o principal alvo dos torcedores do Fla, insatisfeitos com o time - Gilvan de Souza/ Flamengo
Alex Muralha virou o principal alvo dos torcedores do Fla, insatisfeitos com o time Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/06/2017 04h00

Sem confiança em Paulo Victor, o Flamengo decidiu investir em um goleiro. Desembolsou R$ 2 milhões em Alex Muralha, que se revezou por alguns jogos com o companheiro até ganhar a vaga de vez. O investimento parecia ter dado resultado tanto que o jogador foi convocado para a seleção brasileira por Tite. O problema é que muita coisa mudou desde aquele 16 de setembro de 2016. Hoje, Muralha é questionado pela torcida e deve perder vaga para o jovem Thiago na partida contra o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis.

Muralha teve início no Flamengo com boas atuações. Ganhou a vaga de Paulo Victor, que não gostou de ficar no banco de reservas e se transferiu para o Gaziantepspor-TUR – ele levou calote na Turquia e deve voltar ao Rubro-negro. A fase do time ajudou. Após a chegada de Zé Ricardo, o goleiro se firmou e foi um dos grandes nomes na campanha do último Campeonato Brasileiro.

A disputa pelo título do Brasileiro e, claro, as boas atuações reservaram a Muralha uma vaga na lista do técnico Tite. Foi convocado contra Bolívia, Venezuela, Argentina e Peru, além do amistoso contra a Colômbia, no Engenhão, em homenagem às vítimas do acidente da Chapecoense. O goleiro do Flamengo sequer entrou em campo.

De acordo apuração do UOL Esporte, os treinos de Muralha na seleção não agradavam ao treinador de goleiros Taffarel. O rubro-negro sempre esteve abaixo de Alisson (Roma-ITA) e Weverton (Atlético-PR). Tudo indicava que o tempo entre os melhores do país seria curto. Hoje Tite Diego Alves (Valência-ESP), Ederson (Benfica-POR) e o próprio Weverton.

Em coletiva de imprensa, na época, Tite deixou claro que as atuações do goleiro tinham ligação com a boa fase do Flamengo, que lutava pelo título. “Ele vem fazendo um grande campeonato, como já fez no Figueirense. São dois anos mantendo um padrão de atuação. Merece a convocação. A fase do Flamengo ajuda. O jogo que vimos contra o Palmeiras, a defesa no lance decisivo com o Gabriel Jesus... Tudo isso conta”, disse na oportunidade.

Após período na seleção brasileira, Muralha deu sequência ao trabalho no Flamengo, mas não manteve as boas atuações. Pelo contrário. Passou a transmitir insegurança e falhou em alguns lances no início de temporada. A cada jogo o relacionamento com a torcida ficava mais abalado.

Vários erros foram minando Muralha. A eliminação do Flamengo da Libertadores pesou bastante. O fato de jogar mal com os pés e não ter uma boa saída de gol também. Mas a paciência acabou de vez após a derrota para o Sport na última quarta-feira, quando foi o responsável direto pelo primeiro gol do adversário. Tanto que deverá ser barrado por Thiago neste domingo.

Na última quinta-feira, torcedores fizeram protesto no Ninho do Urubu e o principal alvo era o camisa 38. Rubro-negros arremessaram no goleiro, mas acertaram carro de outro atleta. Até Rafael Vaz e Márcio Araújo foram deixados de lados, tamanha a ira contra Muralha.