Topo

Rafinha pode ter chance 2 anos após rejeitar seleção e ter atrito com Dunga

Rafinha, em treino da seleção brasileira em Melbourne:  - Pedro Martins/MoWa Press
Rafinha, em treino da seleção brasileira em Melbourne: Imagem: Pedro Martins/MoWa Press

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

10/06/2017 10h00

Versões distintas, um atrito com Dunga e Gilmar Rinaldi e uma possível chance de defender as cores da campeã mundial Alemanha. 

Rafinha viveu tudo isso em 2015 e agora terá mais uma chance para, quem sabe, finalmente escrever uma história maior pela seleção brasileira. Cotado para assumir a posição no amistoso da próxima terça-feira, contra a Austrália, o lateral do Bayern de Munique terá a chance de apagar o episódio que marcou sua história na CBF recentemente.

Chamado para defender a seleção contra Chile e Venezuela, Rafinha pediu para ser cortado. A situação ocorreu depois de conversa por telefone com o então diretor Gilmar Rinaldi, que deu aval para Dunga incluir o jogador na lista. Se tivesse jogado pelo Brasil nas Eliminatórias, o que é considerado jogo oficial, já não poderia mais defender a Alemanha.

No mesmo período, por completar 10 anos em atividade no futebol local, Rafinha havia dado entrada no processo para obter cidadania alemã. À época, meses depois da aposentadoria de Phillip Lahm na seleção, a convocação dele era cogitada pela imprensa local. Em declarações repercutidas pelo jornal Bild na época, o brasileiro se colocou à disposição. Ele, porém, nega a entrevista.

"Primeiro, tenho de obter o passaporte. Se Joachim Löw (técnico da seleção) entrar em contato comigo depois da naturalização, estou pronto para jogar pela Alemanha", comentou Rafinha, segundo o Bild.

“Essa notícia foi criada, eu não sei quem inventou essa notícia de seleção alemã. O problema foi que depois que eu tirei o passaporte alemão, já que eu completei 10 anos no país, a Alemanha tinha acabado de ser campeã do mundo e o Löw, técnico da seleção alemã, me ligou e disse que gostaria de contar comigo. Fiquei feliz, mas em nenhum momento eu falei que gostaria de defender a Alemanha”, explicou Rafinha, recentemente, ao Sportv.

Joachim Löw, em entrevista à revista Kicker em 2015, negou que Rafinha fosse uma opção. “Este não é um tema para nós. Nunca tentamos forçar a mudança de cidadania para a seleção nacional”, comentou. A opção alemã, desde aquele momento, foi por jogadores mais jovens na posição como Kimmich, do mesmo Bayern.

O fato é que as idas e vindas com Rafinha à época causaram considerável mau estar com Dunga e Rinaldi. Segundo fontes próximas à dupla da CBF, o lateral inicialmente não teria sido claro o bastante em sua opção, o que levou a seleção brasileira a lista-lo. Já o jogador disse que não se via parte dos planos, algo que gerou a recusa daquele momento.

“Eu não me via como parte dos jogadores que estavam sendo convocados. Estava jogando todo ano no Bayern, ganhando títulos, e não tinha oportunidades na Seleção”, disse na última semana Rafinha, já em Melbourne, onde trabalha ao lado de Tite.

O telefonema do novo treinador e a chance de brigar novamente por espaço

Rafinha - ANDREAS GEBERT / EFE - ANDREAS GEBERT / EFE
Presente com Guardiola, Rafinha perdeu espaço na atual temporada
Imagem: ANDREAS GEBERT / EFE

Há muito tempo Rafinha estava no radar de Tite. Afinal, em 2013, em dificuldades de renovar contrato no Bayern, fora indicado e negociara com o Corinthians para se tornar reforço. No fim, teve a permanência pedida por Pep Guardiola. Fato é que, recentemente, o treinador já declarara que gostaria de ver o lateral de perto, na seleção.

Há algumas semanas, como de costume, Tite telefonou para saber se havia alguma pendência do episódio de 2015 e se Rafinha estava disponível. Ainda mais distante do radar da Alemanha, ele agradeceu o contato do treinador e se colocou às ordens para, dessa vez, aceitar o chamado para dois amistosos.

"Foi um mal-entendido, tanto que quando Tite me ligou eu disse que, mesmo ele não convocando, eu já era grato por ele ter me ligado para saber o que aconteceu. Ele acompanhou uns jogos do Bayern sem eu saber que ele estava no estádio. Quando ele me ligou, ele falou: 'Eu já estou te acompanhando tem um tempo. Não vou te garantir nada. Só quero saber o que aconteceu. Qual que é o seu desejo de defender a seleção brasileira'. Aí eu expliquei tudo para ele (...). As pessoas não sabem o que acontece por fora", comentou Rafinha ao Sportv recentemente.

"Na Europa é muito comum um treinador ligar para um jogador e perguntar como ele está, se ele tem interesse de estar em uma seleção. No Brasil isso não acontece. Em 2008, a Seleção era muito forte. Em todas as posições existam dois ou três jogadores. Nessa época eu também fui convocado com o Dunga e ninguém entrava em contato. No Brasil, nunca o treinador foi de ligar para o jogador e antecipar. É uma coisa legal o que acontece na Europa e eu fiquei feliz de ele ter me acompanhado em toda essa temporada e ter me dado essa oportunidade", declarou.

A oportunidade de iniciar contra a Austrália na terça-feira, o que pode ser confirmado em treinos dos próximos dois dias, surge justamente após a temporada de menos oportunidades pelo Bayern (ver abaixo). Tite, porém, colocou Rafinha ao lado de Fagner, Mariano e Marcos Rocha, outros laterais já chamados por ele e que concorrem, hoje, à reserva de Dani Alves para a próxima Copa do Mundo.

Os números de Rafinha em seis temporadas pelo Bayern:

2016/17: 28 jogos e 1566 minutos
2015/16: 34 jogos e 2184 minutos
2014/15: 41 jogos e 3386 minutos
2013/14: 46 jogos e 3602 minutos
2012/13: 17 jogos e 766 minutos (sofreu grave lesão de joelho)
2011/12: 35 jogos e 2639 minutos

UOL transmitirá a partida

O UOL voltará a transmitir ao vivo, em vídeo, o último amistoso da seleção brasileira em Melbourne, na Austrália, com oferecimento de Jeep. Os comandados de Tite enfrentarão a equipe da casa na terça-feira e os internautas poderão acompanhar na web e na versão mobile a partir das 7h (de Brasília).

Para a iniciativa inédita, o UOL transmitirá o sinal oficial distribuído pela CBF, que terá os comentários de Pelé. O Rei do Futebol ainda terá a companhia do ex-jogador Denílson, pentacampeão da Copa em 2002, e do narrador Nivaldo Prieto.

A exemplo do jogo contra a Argentina, na sexta-feira, o internauta do UOL ainda poderá assistir a um programa especial no intervalo e após as partidas com a participação dos blogueiros Julio Gomes e Vitor Birner.