Topo

Roberto Carlos rebate acusação de doping e afirma que acionará a Justiça

Ben Radford /Allsport/Getty Images
Imagem: Ben Radford /Allsport/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/06/2017 22h22

Ex-lateral esquerdo da seleção brasileira, Roberto Carlos rebateu, na noite deste sábado (10), as acusações de doping feitas pela rede alemã ARD. "Repudio veementemente as alegações", diz o ex-jogador e atualmente dirigente do Real Madrid, em nota enviada à imprensa. 

"Reafirmo que nunca utilizei nenhum artifício que me fizesse levar vantagem sobre meus colegas", prossegue, antes de dizer que acionará mecanismos legais para contestar a notícia. "A reportagem cita o nome de um médico do qual nunca tive conhecimento em minha vida, e meus advogados já foram acionados para rebater na Justiça as alegações mentirosas sugeridas na matéria e pedir que que os mesmos provem, em frente a um juiz e publicamente, as acusações".

De acordo com a reportagem, um médico de Piracicaba, interior de São Paulo, foi filmado pela equipe explicando como fazia para prescrever medicamentos proibidos a atletas de vários esportes, incluindo do futebol de elite brasileiro. Roberto Carlos é citado como um dos envolvidos.

Segundo o médico, dezenas de grandes atletas, incluindo jogadores da seleção brasileira, trataram-se com ele. O profissional falou abertamente sobre o assunto, porque membros da equipe de reportagem se passaram por atletas interessados nos medicamentos.

A rede ARD é a mesma que há três anos denunciou o esquema de doping no atletismo russo, responsável por suspender os atletas do país da Olimpíada do Rio e de todas as competições internacionais.

Confira a nota de Roberto Carlos na íntegra

Em virtude da reportagem veiculada neste sábado pela rede alemã ARD que acusa o ex-jogador e hoje dirigente do Real Madrid, Roberto Carlos, de utilizar substâncias dopantes em sua carreira, e repercutida amplamente na imprensa brasileira e mundial, o mesmo vêm à público negar as alegações e reiterar o seguinte:

Repudio veementemente as alegações feitas pela rede alemã ARD, e reafirmo que, nunca utilizei nenhum artifício que me fizesse levar vantagem sobre meus colegas. A reportagem cita o nome de um médico do qual nunca tive conhecimento em minha vida, e meus advogados já foram acionados para rebater na Justiça as alegações mentirosas sugeridas na matéria e pedir que que os mesmos provem, em frente a um juiz e publicamente, as acusações.

Ao mesmo tempo, a matéria afirma de modo extremamente vago que 'fui visto' no consultório desse profissional em julho de 2002, período do qual retornei ao país após o título Mundial, fui para Brasília e, depois Madri, na Espanha, sem passagem alguma por Piracicaba. Além disso, a reportagem não produz nenhuma prova de meu envolvimento no caso.

Em toda a minha carreira, sempre defendi o jogo limpo e, acima de tudo, leal. As acusações mentirosas proferidas contra mim são completamente contrárias a esse pensamento. Em mais de 20 anos de carreira nunca testei positivo para nenhuma substância que modificasse minha performance.

Atuei profissionalmente por nove equipes no Brasil, Itália, Espanha, Turquia, Rússia e Índia, e pela Seleção Brasileira. Disputei as mais diversas Ligas do planeta, inclusive Copas do Mundo, de tal forma que, qualquer utilização proibida teria sido prontamente detectada.

Sem mais,
Roberto Carlos.