Topo

Titular com Dunga, Filipe Luís vê concorrência aumentar na seleção de Tite

Filipe Luís deixou de ser titular absoluto após a saída de Dunga - Pedro Martins / MoWA Press
Filipe Luís deixou de ser titular absoluto após a saída de Dunga Imagem: Pedro Martins / MoWA Press

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

11/06/2017 04h00

Titular absoluto nos tempos de Dunga, Filipe Luís vive situação oposta desde a chegada de Tite. Com o retorno de Marcelo e a sombra de Alex Sandro cada vez maior, o lateral esquerdo precisa aproveitar os treinos e a rara chance de começar jogando para mostrar ao técnico que deve estar entre os convocados para a Copa do Mundo de 2018.

Embora esteja à frente na briga pela vaga neste momento, o atleta sabe que ainda precisa convencer, já que uma atuação discreta contra Argentina, na última sexta-feira, e corre o risco de ficar na reserva de Alex Sandro, que ainda não foi testado por Tite, no jogo contra a Austrália, nesta terça-feira. 

Com Dunga, a situação de Filipe era mais confortável. Mais forte no lado defensivo do que o ofensivo, ele era titular absoluto. Além disso, não precisava concorrer com Marcelo, apontado por muitos como o melhor do mundo na posição. O atleta do Real Madrid era vetado por questões extracampo.

Com a chegada de Tite, a mudança foi radical. Marcelo assumiu a titularidade, fez excelentes jogos e se notabilizou pela dupla com Neymar pelo lado esquerdo do campo. O desempenho foi o suficiente para garantir uma vaga na Copa de 2018.

Já Alex Sandro soube aproveitar da ótima temporada da Juventus para se destacar.  Ele jogou em 43 ocasiões na temporada, sendo 11 delas pela Liga dos Campeões. Na final contra o Real Madrid, foi assistido de perto por Tite, que estava no estádio no País de Gales.

Pouco antes de a bola rolar, inclusive, o técnico concedeu uma entrevista ao Esporte Interativo, onde deixou claro que a competição pela reserva de Marcelo está cada vez mais acirrada.

UOL transmite a partida

O UOL voltará a transmitir ao vivo, em vídeo, o último amistoso da seleção brasileira em Melbourne, na Austrália, com oferecimento de Jeep. Os comandados de Tite enfrentarão a equipe da casa na terça-feira e os internautas poderão acompanhar na web e na versão mobile a partir das 7h (de Brasília).

Para a iniciativa inédita, o UOL transmitirá o sinal oficial distribuído pela CBF, que terá os comentários de Pelé. O Rei do Futebol ainda terá a companhia do ex-jogador Denílson, pentacampeão da Copa em 2002, e do narrador Nivaldo Prieto.

A exemplo do jogo contra a Argentina, na sexta-feira, o internauta do UOL ainda poderá assistir a um programa especial no intervalo e após as partidas com a participação dos blogueiros Julio Gomes e Vitor Birner.