Topo

Com David Luiz, Tite fará testes contra primeiro rival não sul-americano

Pedro Martins/ MoWa Press
Imagem: Pedro Martins/ MoWa Press

Vitor Pajaro

Colaboração para o UOL, em Melbourne (Austrália)

12/06/2017 18h23

A Austrália está longe de ser o teste que Tite queria. Mas por conta de contratos comerciais firmados antes de sua chegada, o amistoso acontece nesta terça-feira (12), em Melbourne, com transmissão ao vivo, em vídeo, do UOL. Para não perder a viagem, Tite vai aproveitar a partida para aumentar o leque de jogadores testados e também avaliar como funciona o seu esquema diante de uma equipe fora do eixo sul-americano.

Até aqui, a seleção de Tite enfrentou apenas rivais do mesmo continente. Foram oito jogos pelas eliminatórias da Copa e mais dois amistosos contra Colômbia, em homenagem às vítimas da Chapecoense, e a Argentina, na última sexta (9).

Sem sete titulares entre os convocados e com oito mudanças em relação ao time que foi derrotado por 1 a 0 para os argentinos, o treinador mandará a campo uma seleção totalmente alterada em relação ao time que encarou o Equador em sua estreia em setembro do ano passado, pelas eliminatórias, por exemplo. Daquele time, apenas Paulinho estará em campo contra os australianos.

Principais novidades

Diego Alves, Rafinha, Alex Sandro e David Luiz farão suas estreias sob o comando de Tite. Eles passarão a fazer parte da lista que já possui outros 37 jogadores testados por Tite. Vale lembrar que 13 destes foram avaliados no amistoso contra a Colômbia, apenas com jogadores que atuam no Brasil. Rodrigo Caio, titular nesta terça, e Rodriguinho, opção entre os reservas, atuaram naquela partida.

O time C

O Brasil jogará com Diego Alves; Rafinha, Thiago Silva, Rodrigo Caio e Alex Sandro; David Luiz; Paulinho, Giuliano, Philippe Coutinho e Douglas Costa; Diego Souza.

Além das estreias, Tite terá em campo apenas dois titulares, Paulinho e Philippe Coutinho, além de outros três até então reservas diretos, Thiago Silva, Giuliano e Douglas Costa. Os demais ainda brigam por espaço.

"Bota na arena e vamos embora! O atleta que tem capacidade de jogar um amistoso mentalmente fortalecido, em alto nível, como se fosse um jogo com pressão de um jogo decisivo, ganha pontos. E eu consigo perceber quem tem", disse Tite, explicando o porquê de todas alterações.

O que será testado?

Tite faz questão de organizar. Por muitas vezes na coletiva desta segunda, ele fez questão de enfatizar que os jogadores sabem o que precisam fazer em campo. Apesar de peças diferentes, o esquema de jogo é o mesmo escalado com Neymar e companhia. Resta saber se o 4-1-4-1 vai funcionar contra os australianos e ser bem assimilado pelos jogadores.

David Luiz no meio-campo também é uma aposta do técnico. Com Miranda e Marquinhos, titulares, e Thiago Silva e Gil bem cotados com o técnico, Tite vai escalar o jogador do Chelsea a frente da zaga, posição em que ele já atuou no clube inglês.

"Eu conversei com o David e vejo essa possibilidade de ele jogar tanto de primeiro meio-campista como de zagueiro. Agora, ele joga numa função de líbero em que permite, muitas vezes, que ele seja um meio-campo que ajuda na ação ofensiva. Ele tem essa qualidade, é ambidestro e tem facilidade de abrir a linha de passe com os dois pés", analisou Tite.

O adversário

Apesar de ter participado das três últimas Copa do Mundo, a Austrália está longe de ser uma preocupação para o Brasil. Mas mesmo assim, pode ser um bom teste diante de um time forte fisicamente e com bom jogo aéreo. Atualmente, os socceroos (como são chamados), ocupam apenas a terceira colocação de sua chave nas Eliminatórias da Ásia. Apenas por grupo garantem vaga para o Mundial.

"Eles possuem uma jogada qualificada de triangulação, não ficando quebrando a bola toda hora e valorizam a posse de bola. Mudou o sistema recentemente e teve melhores resultados, além de ter uma bola defensiva e ofensiva forte. É uma escola com qualidade técnica e individual nas triangulações e com imposição física pela altura", avaliou o treinador brasileiro.

UOL transmite a partida

UOL voltará a transmitir ao vivo, em vídeo, o último amistoso da seleção brasileira em Melbourne, na Austrália, com oferecimento de Jeep. Os comandados de Tite enfrentarão a equipe da casa na terça-feira e os internautas poderão acompanhar na web e na versão mobile a partir das 7h (de Brasília).

Para a iniciativa inédita, o UOL transmitirá o sinal oficial distribuído pela CBF, que terá os comentários de Pelé. O Rei do Futebol ainda terá a companhia do ex-jogador Denílson, pentacampeão da Copa em 2002, e do narrador Nivaldo Prieto.

A exemplo do jogo contra a Argentina, na sexta-feira, o internauta do UOL ainda poderá assistir a um programa especial no intervalo e após as partidas com a participação dos blogueiros Julio Gomes e Vitor Birner.

FICHA TÉCNICA
AUSTRÁLIA x BRASIL
Local: Melbourne Cricket Garden (MCG), em Melbourne (Austrália)
Hora: 7h05 (de Brasília)
Arbitragem: Mark Clattenburg, auxiliado por Ian Hussin e Gary Beswick (todos da Inglaterra)

Austrália: Mat Ryan, Milos Degenek, Brad Smith, Mathew Leckie, Tomi Juric, Aaron Mooy, Mile Jedinak, Ryan McGowan, Trent Sainsbury, Jackson Irvine e Thomas Rogic. Técnico: Ange Postecoglou

Brasil: Diego Alves; Rafinha, Thiago Silva, Rodrigo Caio e Alex Sandro; David Luiz; Paulinho, Giuliano, Philippe Coutinho e Douglas Costa; Diego Souza. Técnico: Tite