Topo

Frio de -20ºC e viagens de 9.000km: como será enfrentar o caçula do Russo

Estádio Lenin, casa do SKA Khabarovsk - Reprodução/Twitter
Estádio Lenin, casa do SKA Khabarovsk Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

12/06/2017 04h00

Times recém-chegados a uma primeira divisão não costumam ser adversários dos mais complicados, mas as equipes russas já têm uma preocupação para a próxima temporada. E o nome dela é SKA Khabarovsk. O novo integrante da elite local exigirá uma viagem de proporção continental e fica numa cidade extremamente fria até para os padrões russos.

Khabarovsk, cuja população é de quase 600 mil pessoas, fica no extremo oriente da Rússia e é a segunda cidade mais importante da região. Está situada tão a leste no país asiático que está a apenas 30 km da China e 500 km Japão.

A distância para a capital Moscou? Mais de 8.000 quilômetros. O voo entre as cidades dura, em média, oito horas. Para efeito de comparação, um voo de São Paulo para Johanesburgo, na África do Sul, leva 8h30, em média. São cerca de 7.500 quilômetros de distância.

Se os demais times terão que enfrentar a viagem "continental" para visitar o Khabarovsk, o novato da primeira divisão russa passará boa parte da temporada em trânsito. O rival mais próximo, o Ural Ecaterimburgo, fica a 6.500 quilômetros.

O mais distante, por sua vez, será o Anzhi Makhachkala: pouco mais de 9.000 quilômetros de distância. É como se Atlético-MG e Cruzeiro tivessem que, durante o Campeonato Brasileiro, enfrentar um time em Londres, na Inglaterra.

Mas a distância não é a única característica "especial" encontrada por quem atuar no Lenin Stadium, casa do SKA Khabarovsk. O frio extremo também faz parte da identidade local.

Enquanto Moscou e São Petersburgo costumam registrar no inverno temperatura de -10ºC, em Khabarovsk os termômetros chegam a marcar -20ºC. E isso é uma média aproximada.

Como o Campeonato Russo fica paralisado três meses no auge do inverno local, os adversários não devem encarar esse frio mais intenso, mas já vão atuar em temperaturas abaixo das que estão acostumados. São esses os cartões de visita do novo time da primeira divisão russa.