Topo

Quem está garantido com Tite? Quais vagas estão abertas? Blogueiros opinam

Do UOL, em Santos (SP)

13/06/2017 19h30

A seleção brasileira de Tite foi a campo nesta terça-feira (11) para mais um amistoso. Depois de perder para a Argentina no primeiro tropeço com o técnico no comando, o time se redimiu e aplicou uma goleada por 4 a 0 sobre a Austrália. Agora, são nove vitórias em dez jogos desde que Tite assumiu o Brasil. Nem tudo, porém, já está definido, e muita coisa ainda deve acontecer até a Copa de 2018, na Rússia. Diante disso, fizemos as seguintes perguntas aos blogueiros do UOL Esporte. Confira:

1) Depois dos amistosos, quais as vagas que Tite ainda precisa fazer testes?

Alexandre Praetzel

Ainda não há um goleiro como titular absoluto. Diego Alves me parece o melhor nome, mas esta posição é a principal indefinição. Fernando Prass e Fábio mereciam uma oportunidade, na minha visão.

André Rocha

Todas. Nada de grupo fechado, de acomodação, de mensagem para os convocados seguidamente que eles estão garantidos. Melhor pecar pelo excesso de testes do que pela falta. Mas pelo perfil do Tite, que acredita muito na repetição para aprimorar, ele já deve ter pelo menos 17 praticamente garantidos. Falta a definição dos três nomes na meta além de Alisson, um lateral direito, um zagueiro, dois para o meio-campo.

Juca Kfouri

No gol, na quarta zaga e nas quatro posições do meio de campo. O time está longe de estar pronto.

Julio Gomes

Eu gostaria de ver o Tite testar, para os jogos que faltam, oficiais e amistosos, novos sistemas, mais do que nomes. Eu gostaria muito de ver o Tite testar o time com três zagueiros, ou com uma linha de quatro atrás, mas com um zagueiro na lateral, avançando o Daniel Alves ou o Marcelo. Acho que opções táticas são importantes para serem testadas pelo Tite.

Marcel Rizzo

Acredito que o gol ainda seja uma lacuna a ser preenchida, a posição em que Tite pode testar com mais frequência até a Copa.

Mauro Beting

Em todas. Não pode ter grupo fechado em seleção. Goleiro, reservas das laterais, um zagueiro, reserva de Casemiro, armador central, reserva de Jesus. Tudo bem encaminhado. Mas tem tempo para mudar.

Menon

Diego Souza foi bem, marcou dois gols. É um bom jogador, com força e técnica.

PVC

As terceiras opções das laterais e o reserva de centroavante são os pontos mais vulneráveis. E a definição do goleiro.

Ricardo Perrone

Ainda valem testes no gol, porque temos muitas opções e ninguém mostrou estar num nível muito superior, e nas duas laterais, posições em que faltam reservas absolutos.

2) Quem são os imprescindíveis na seleção?

Alexandre Praetzel

Daniel Alves, Marcelo, Renato Augusto, Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus. Esses estão garantidos.

André Rocha

Daniel Alves, Marcelo, Casemiro e Neymar. Com estes a seleção muda de patamar. Ficou bem claro contra a Argentina.

Juca Kfouri

Daniel Alves, Marcelo, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e Neymar.

Julio Gomes

Os laterais e Neymar: são os jogadores sem reposição à altura. Todos os outros têm reserva do mesmo nível. Na cabeça de Tite, creio que a inteligência de Renato Augusto no meio seja também insubstituível.

Marcel Rizzo

O óbvio, Neymar, os laterais titulares hoje, Daniel Alves e Marcelo, e no esquema de Tite acho que Philippe Coutinho.

Mauro Beting

Além de Pelé e Neymar, Diego Alves, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda, Thiago Santos, Marcelo, Casemiro, Paulinho, Renato Augusto, Coutinho, Willian, Douglas Costa e Gabriel. E Tite, imprescindível.

Menon

Os imprescindíveis são Marcelo, Casemiro, Coutinho, Paulinho e Neymar. Daniel Alves, um pouco abaixo, com Gabriel Jesus.

PVC

Daniel Alves, Marquinhos, Marcelo, Casemiro, Renato Augusto, Coutinho, Gabriel Jesus e Neymar. Esta é espinha dorsal.

Ricardo Perrone

Neymar e Paulinho. Todos os outros podem ser substituídos sem significativa perda de qualidade da seleção.