Topo

Zagueiro espanhol tem recaída e deixa seleção sub-21 para tratar câncer

Yeray Alvarez (direita) na partida em que retornou ao futebol contra o Barcelona - AP Photo/Manu Fernandez
Yeray Alvarez (direita) na partida em que retornou ao futebol contra o Barcelona Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Do UOL, em São Paulo

13/06/2017 06h09

Diagnosticado com um tumor no testículo direito em dezembro de 2016, o zagueiro Yeray Alvarez teve uma recaída da doença e teve de deixar a concentração da seleção sub-21 da Espanha. O jogador do Athletic Bilbao iniciará um tratamento complementar com sessões de quimioterapia para combater o câncer.

Quando a doença foi diagnosticada, em 23 de dezembro de 2016, Yeray Alvarez passou por uma cirurgia para remoção do tumor. Ele voltou a jogar 45 dias depois da intervenção.

Em comunicado, o Athletic Bilbao estimou a recuperação do zagueiro de 22 anos em três meses. Ele desfalcará a seleção do país no Europeu Sub-21 (apesar de ter 22 anos, ele estava apto a jogar por ter nascido em 1995).

No Instagram, o jogador postou uma emotiva mensagem dizendo que vencerá novamente a batalha. "Quando parece que já estava vencida, se levanta e volta a golpear novamente, mas tranquilo que esta luta eu vou ganhar com todas aquelas pessoas que me apoiam. E se eu tiver que vencê-la novamente, eu voltarei a fazer e me levantarei mil e uma vezes", disse.

Veja o comunicado do Athletic Bilbao.

“Yeray Alvarez: O jogador passou, no dia 12 de junho de 2017, no último dos controles previstos dentro da vigilância ativa da evolução do tumor testicular que foi detectado em dezembro de 2016.

No controle radiológico se detectou una anomalia (adenopatia) que deve ser tratada, sendo que nos próximos dias o jogador começará um tratamento complementar (quimioterapia) indicado pelos especialistas.

O jogador deixará hoje, dia 13 de junho, a concentração da seleção espanhola sub-21. O período estimado de recuperação será de, aproximadamente, três meses.

Assim como no momento que foi descoberta a doença, o Athletic Club se coloca à disposição de Yeray Álvarez e solicita respeito e discrição para a intimidade do jogador e dos familiares.”