Topo

CBF negocia jogo com Japão e sonha com europeus para amistosos de novembro

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/06/2017 04h00

Após os jogos contra Argentina e Austrália, em Melbourne, a seleção já se planeja para os próximos amistosos. Os jogos que fecharão a temporada 2017 ocorrerão em novembro, durante a “janela” de datas que a Fifa também utilizará para realizar as repescagens das Eliminatórias.

O sonho de Tite e comissão técnica era realizar duelos contra seleções da Europa neste período, mas o impasse sobre a agenda das equipes do Velho Continente impede qualquer acerto por ora. Com a definição das vagas das Eliminatórias européias ocorrendo em outubro, a CBF terá de esperar até o último momento para definir os adversários.

Antes disso, porém, a entidade já negocia com outra seleção: o Japão. Sem a confirmação dos europeus, Tite escolheu um teste contra um time da escola asiática.. As conversas caminham bem e um amistoso contra os nipônicos pode preencher uma das duas datas de novembro.

Ainda que não tenha o martelo batido sobre as seleções do continente, os jogos que encerram a temporada da equipe devem ocorrer na Europa. A ideia da empresa que administra os amistosos do Brasil é levar as partidas para Londres (Wembley) e Paris (Stade de France).

Com isso, Inglaterra e França surgem como prioridades para a outra data. Ainda assim, ambas teriam de garantir a vaga direta para a Copa de 2018 e não disputar a repescagem de novembro. Na Europa, a primeira colocada de cada grupo avança automaticamente ao Mundial, enquanto os segundos colocados enfrentam a repescagem. Os franceses estão em segundo no grupo A, enquanto os ingleses lideram o grupo F.

Além dos dois amistosos de novembro, a seleção disputa, antes, os quatro jogos finais das Eliminatórias – contra Equador (dia 31 de agosto, em Porto Alegre), Colômbia (5 de setembro, em Barranquilla), Bolívia (5 de outubro, em La Paz) e Chile (10 de outubro, provavelmente no Maracanã).

Para 2018, o Brasil já tem marcado um amistoso contra a Alemanha para 27 de março, em Berlim. Na mesma janela deste mês, a CBF negocia um confronto contra outro europeu – a Rússia é uma das possibilidades mais fortes. A entidade, a pedido de Tite, ainda tenta confirmar duas datas para jogos em abril. A ideia é realizar essas partidas contra equipes de ponta já classificadas para o Mundial. Seria o último teste da comissão técnica antes da lista final para a Copa.