Topo

Ajuda a Cueva e arma rara no elenco: como argentino atraiu o São Paulo

Jonathan Gómez fez dois gols na Copa Libertadores deste ano - GUILLERMO LEGARIA / AFP
Jonathan Gómez fez dois gols na Copa Libertadores deste ano Imagem: GUILLERMO LEGARIA / AFP

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/06/2017 11h20

O São Paulo negocia com Jonathan Gómez, do Santa Fé, da Colômbia. A compra dos direitos deve acontecer até esta quarta-feira, já que os dirigentes do Santa Fé esperam o empresário do atleta e o advogado tricolor, Alexandre Pássaro, para encontro em Bogotá. O meia argentino de 27 anos foi uma das opções apresentadas pelo departamento de análise à comissão técnica e tem atributos que podem resolver duas carências da equipe de Rogério Ceni: uma opção para Cueva na criação das jogadas e as raras tentativas de finalizações de fora da área. 

Neste ano, por exemplo, Gómez fez três gols de fora da área. Dois no Campeonato Colombiano e um na Copa Libertadores. Os outros dois tentos do meia foram de pênalti e de dentro da área. Já o São Paulo, também em 2017, fez somente quatro gols de fora da área, sendo um com Cícero e três com Thiago Mendes, visto no elenco como o único com tal característica.

Para comparar, o Corinthians, líder do Campeonato Brasileiro, já fez seis gols de fora da área na temporada, mesmo tendo marcado três tentos a menos que o Tricolor - 51 a 54. 

Gómez arrisca muito durante os jogos, quase sempre em finalizações rasteiras, tentando acertar o canto dos goleiros. O argentino costuma buscar o espaço entre os volantes para se posicionar e atua sempre de frente para o gol, recuando para iniciar as jogadas. Assim, Cueva poderia voltar ao posicionamento mais adiantado, próximo do centroavante, que marcou seu ótimo início de temporada no São Paulo.

Entre Campeonato Colombiano e torneios internacionais, Gómez deu ainda dez assistências em 73 partidas - estão fora das estatísticas sete partidas de copas nacionais. O total de gols, englobando todas as competições, é de 16 gols.