Ídolo no Real e vilão na Croácia: como Modric causou revolta em seu país
Modric conquistou sua terceira Liga dos Campeões, foi campeão espanhol pelo Real Madrid e é capitão da seleção croata. Mas apesar da temporada cheia de títulos, o início das férias na terra natal não foi dos mais tranquilos. Pichações contra ele começam a aparecer pelo país depois de um novo depoimento dado no caso polêmico que agita o futebol local.
A ira de alguns torcedores recaiu sobre o meio-campista do Real porque, como testemunha do processo contra Zdravko Mamic, ex-presidente do Dinamo Zagreb e considerado o chefão do futebol croata, ele apresentou dados diferentes em relação a depoimento dado em 2015. E essa nova versão favorece Mamic.
O dirigente é acusado de desviar dinheiro de pelo menos quatro transferências de jogadores do Dinamo Zagreb, em esquema que beneficiava, entre outras pessoas, seu irmão, o treinador Zoran Mamic. E uma dessas transações foi a venda de Modric para o Tottenham, em 2008.
A venda do jogador girou em torno de 23 milhões de euros. Segundo um anexo ao acordo, metade do valor foi destinada ao Dinamo e a outra metade para Modric. O meio-campista, por sua vez, disse ter direcionado a maior parte desse valor para a família Mamic, conforme acordo prévio entre eles.
O problema, segundo a Justiça, é que esse anexo foi assinado depois da venda e seria irregular, portanto. Modric, no depoimento de 2015, havia reforçado esse cenário, posição que ele aparentemente mudou na semana passada em nova audiência.

"Isso... isso eu nunca disse... isso foi escrito posteriormente. Já disse que eu não lembrava exatamente quando foi feito [o anexo]", declarou o jogador. "Parte do dinheiro foi pago para mim, com base em contrato anexo que fiz com o Dinamo sobre a divisão 50-50. Acertei isso com o senhor Mamic", emendou.
Modric ainda confirmou que sacava o dinheiro em uma agência bancária e entregava pessoalmente para parentes de Mamic, logo na sequência. Além disso, a nova versão de Modric tem datas e informações menores diferentes da inicial e que, em teoria, favorecem Mamic.
Assim, croatas foram às ruas protestar contra a posição do jogador, que apesar de sua reconhecida qualidade técnica, nunca foi unanimidade no país. Uma das pichações tinha a mensagem: "Luka [Modric], você se lembrará desse dia" e foi feita num hotel onde o jogador viveu com sua família durante a Guerra dos Bálcãs. Uma faixa no local reforçava a mensagem.
Um outro outdoor com a imagem de Modric também apareceu pichado com palavras de protesto se referindo ao julgamento de Zdravko Mamic. E assim começaram as férias de Modric em seu país natal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.