Topo

Para Roger, calendário e idade explicam queda de Robinho em 2017

Robinho tem rendido aquém do esperado com a camisa do Atlético-MG - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Robinho tem rendido aquém do esperado com a camisa do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

20/06/2017 04h00

Robinho anda decepcionando a serviço do Atlético-MG. Em 2017, o jogador de 33 anos mostra um futebol bem abaixo do apresentado na temporada passada. A comissão técnica, porém, segue defendendo o jogador e o mantém na condição de titular.

Presente em 24 das 34 partidas feitas pelo Galo em 2017, Robinho marcou sete gols e deu cinco assistências. Os números estão bem abaixo do que ele fez em 2016, quando marcou 25 vezes e deu dez passes em 55 compromissos feitos.

Roger Machado tem uma justificativa para a queda de rendimento do jogador. O técnico crê que o atleta necessita de um descanso e aponta o calendário como fator preponderante para o desempenho aquém do esperado.

"Coletivamente, ele [Robinho] foi importante. Talvez, tecnicamente, não foi o melhor dia [contra o São Paulo]. Vou falar novamente. O Robinho tem 33 anos. Dois meses, quarta e domingo, quarta e domingo. Se nós estivéssemos em outro momento, certamente teríamos descansado o Robinho de um jogo. Mas a gente está apertado na tabela, e acaba abrindo mão disso", afirmou o técnico do Atlético-MG ao término do jogo contra o São Paulo.

"O ideal, por exemplo, seria ter o Léo Silva à disposição só contra o São Paulo, não no jogo passado. Mas pela necessidade, ele já estava curado, mas sem acúmulo de treino, tive de usá-lo e, de uma certa forma, correr um risco. Me preocupa, mas a gente sabe o motivo. Na medida do possível, [tem de] poder descansar o Robinho para ele render o que tem de melhor", acrescentou.

A ideia da comissão técnica, portanto, é que o Rei das Pedaladas seja poupado em alguns confrontos no decorrer do torneio nacional. A ausência do craque dependerá do número de atletas que a comissão terá à disposição no decorrer do ano.