Topo

Barça quer dar mais descanso a Neymar e mira firme em jovem do Dortmund

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

21/06/2017 04h00

O Barcelona planeja mais descanso a Neymar na próxima temporada. E por conta disso, a contratação de Ousmane Dembélé, atacante francês do Borussia Dortmund, foi colocada como uma das prioridades no clube. O jovem de 20 anos tem perfil parecido com o brasileiro, sendo a posição de origem a ponta esquerda do ataque. O setor em que o camisa 11 do Barça atua.

Dembélé ganhou força como substituto de Neymar por conta dos números de dribles apresentados no Borussia Dortmund na última temporada. No Campeonato Alemão, ele terminou como o líder no quesito, com 3.2 por jogo. Já Neymar foi o primeiro colocado no Campeonato Espanhol, com 5.8 por partida.

“Arda Turan é o substituto imediato do Neymar, mas com característica completamente diferente. Ter o Dembélé é não mudar em nada a maneira de jogar. E ainda desenvolver um jogador para deixar o Neymar atuar por outros setores futuramente”, analisou o repórter Bruno Alemany, da rádio Cadena Ser de Barcelona.

No Borussia, Dembélé chegou a atuar pela ponta direita. A versatilidade também o deixa em condições de se adaptar ao esquema 3-4-3 usado pelo treinador Luis Enrique, por exemplo, na incrível vitória por 6 a 1 contra o PSG. O brasileiro Rafinha foi quem possibilitou a formação sendo escalado na direita do ataque – Messi atuou no meio-campo, com Neymar na esquerda do ataque e Suárez como centroavante.

A vinda de Dembélé esbarra no momento no preço estabelecido pelo Borussia Dortmund para venda. Para comprá-lo do Rennes, da França, no ano passado, foram 15 milhões de euros pagos. A negociação para o Barça é estipulada em cerca de 50 milhões de euros.

“Sonho em jogar no Barça e é uma honra ser comparado ao Neymar. Com 13, 14 anos já imitava os seus dribles”, comentou Dembélé, que é cerca de cinco anos mais novo do que o brasileiro, em entrevista á revista alemã "Kicker", em julho de 2016. Época em que o Barcelona já sondava a contratação.

O descanso a Neymar

O Barcelona sempre demonstrou grande preocupação em dar descanso a Neymar. Nas três primeiras temporadas até para viagem ao Brasil o camisa 11 foi liberado em meio ao Campeonato Espanhol.

Para o atual momento, a preocupação foi a de possibilitar o maior período de férias da carreira do atacante, com quase dois meses de folga ininterrupta. A avaliação é de que o camisa 11 também sofre com desgaste psicológico.

Neymar fez 30 jogos, das 38 partidas do Campeonato Espanhol no ano passado. O brasileiro esteve ausente nos dois primeiros jogos por ainda estar de férias e perdeu outras quatro partidas por suspensão.

“Após o 6 a 1 para o PSG, o Barcelona faz um jogo contra o Deportivo La Coruña e perde por 2 a 1 de maneira surpreendente. O Neymar, de forma inesperada, foi preservado para descanso e o time ficou desestruturado. Ali (jogo válido pela 27 ª rodada da competição ) o Barcelona perdeu o campeonato”, comentou Toni Padilla, repórter do jornal catalão "Ara".