Topo

Grêmio "se prepara" para perder Luan com discurso e substitutos

Luan é alvo predileto de clubes da Europa e pode se transferir nesta janela  - Lucas Uebel/Grêmio
Luan é alvo predileto de clubes da Europa e pode se transferir nesta janela Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

24/06/2017 04h00

O Grêmio está pronto para propostas irrecusáveis pelo atacante Luan. Enquanto negocia a renovação de contrato do jogador de 24 anos, o Tricolor já planeja reposição para sua saída dentro do elenco e prepara a torcida para perda.

Se for para vender Luan, o Grêmio tentará um acordo para permanecer com ele até o fim do ano. Se não for possível, admite internamente a chance de negociar o jogador. Para isso, estipula um valor próximo a R$ 100 milhões, já que não topa receber pouco pelo seu jogador com maior potencial. A direção sabe, no entanto, que se uma oferta se aproximar de tal marca pode ser aceita.

Tanto que o discurso da comissão técnica e da direção já tentam preparar' a torcida para a saída dele. Pelo bom rendimento e o evidente interesse europeu, segurar o atacante será tarefa quase impossível.

"Não é só o Grêmio, mas os grandes clubes têm jogadores que interessam à Europa. O Luan é o melhor jogador do futebol brasileiro hoje. É certo que virão propostas, mas vai depender muito da diretoria, do procurador dele... Não é problema meu. Eu gostaria de contar sempre com ele, mas tem uma hora que fica inevitável a negociação pelos números. É impossível concorrer com clubes europeus. Não é só o Grêmio. A janela está aí e será difícil segurar", disse o técnico Renato Gaúcho.

E não é só em palavras que a saída de Luan parece próxima. As movimentações de mercado do Grêmio mostraram, desde o começo da temporada, que substitutos estariam disponíveis. Hoje Miller Bolaños é o principal candidato a entrar no time em uma eventual ausência de Luan. Ainda há Gastón Fernández, Lincoln e até Arthur, que pode atuar improvisado mais para frente.

Além disso, a direção gremista está muito perto de confirmar a contratação do equatoriano Michael Arroyo. Ele naturalmente joga aberto por um dos flancos, hoje no posto ocupado por Pedro Rocha, mas também já atuou centralizado e pode muito bem servir de reposição para a saída de Luan.

Por isso, a direção acredita que tenha peças suficientes no elenco e uma negociação de Luan não irá gerar uma busca imediata no mercado. A formação do grupo já antevia a dificuldade em segurar ele, até pelo destaque que teve desde o ano passado e a ótima fase em 2017.

No domingo, o Grêmio encara o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. Luan será titular mais uma vez na equipe de Renato Gaúcho. Na atual temporada ele disputou 27 jogos e marcou 13 gols.