Topo

Se renovar, Lugano pode ter limite de estrangeiros como novo obstáculo

Lugano tem contrato com o São Paulo somente até o dia 30 de junho - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Lugano tem contrato com o São Paulo somente até o dia 30 de junho Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/06/2017 04h00

O São Paulo espera, otimista, que Diego Lugano aceite a proposta de renovação ainda neste fim de semana. O vínculo atual termina em 30 de junho, a oferta e o tratamento da diretoria causaram incômodo e o uruguaio segue em dúvida sobre seu destino. Neste domingo, às 16h, contra o Fluminense, o ídolo pode voltar a fazer dois jogos consecutivos depois de dez meses, mas está ciente de que as chances de uma sequência como titular estão em risco se permanecer no clube do Morumbi.

A chegada de Robert Arboleda pode, de duas maneiras, afetar a continuidade de Lugano na equipe titular. O equatoriano de 25 anos chegou na sexta-feira ao Brasil para assinar contrato e custou 2 milhões de dólares. No Equador, atuava na sobra quando seu time entrava com linha de três na defesa e pela esquerda, com linha de quatro.

Além da concorrência pela posição, Arboleda é o sexto estrangeiro no elenco do São Paulo, quebrando o limite de cinco gringos relacionados a cada jogo, estipulado pela CBF. Assim, Ceni sempre precisará deixar um entre Lugano, Arboleda, Buffarini, Gómez, Cueva e Pratto fora da lista de convocados para uma partida. E quem menos atuou no ano é Lugano, com nove jogos. Buffarini vem na sequência com 17, enquanto Gómez é mais um dos reforços desta janela de transferências.

Com lesões, suspensões e convocações - Arboleda, Pratto e Cueva têm sido chamados por Equador, Argentina e Peru, respectivamente -, o São Paulo não crê que isso seja um problema. Haverá rotatividade e, de acordo com as necessidades de Ceni, o escolhido para descansar pode variar. No 3-4-3, por exemplo, seria mais vantajoso ter Lugano e Arboleda juntos na lista do que Buffarini, já que a função de ala pode ser feita por Thiago Mendes ou Marcinho.

A última vez em que Lugano fez partidas seguidas como titular foi entre 24 de julho e 4 de agosto de 2016, com derrotas para Grêmio e Atlético-MG e um empate diante da Chapecoense. Depois dessa série, foram apenas 11 atuações em 51 compromissos do São Paulo. Assim como no revés por 1 a 0 para o Atlético-PR na última quarta-feira, Lugano deve formar trio defensivo com Militão e Rodrigo Caio.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X FLUMINENSE

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 25 de junho de 2017, às 16h
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (ambos do RS)

SÃO PAULO: Renan; Militão, Lugano e Rodrigo Caio; Thiago Mendes, Jucilei, Cícero e Júnior Tavares; Marcinho, Cueva e Pratto. Técnico: Rogério Ceni.

FLUMINENSE: Júlio César; Lucas, Reginaldo, Henrique e Mascarenhas; Orejuela, Wendel e Gustavo Scarpa; Calazans, Richarlison e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga.