Topo

Douglas avança em recuperação e pode voltar antes do previsto ao Grêmio

Meia fechou três meses de recuperação após encarar cirurgia no joelho esquerdo - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Meia fechou três meses de recuperação após encarar cirurgia no joelho esquerdo Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/06/2017 04h00

Douglas, 35 anos, pode voltar antes do previsto ao time do Grêmio. Três meses depois de iniciar recuperação da cirurgia no joelho esquerdo, o meia apresenta evolução significativa e supera o cronograma original para o retorno.

A volta aos gramados estava programada para setembro, mas Douglas foi liberado para correr há cerca de dez dias. A atividade é o grande motivo para a possível atualização no cronograma de recuperação.

“O Douglas, protocolarmente, teria mais dois meses de recuperação. Mas na semana passada ele foi liberado para realizar corridas. E isso é muito importante, até mesmo na parte do recondicionamento. Ele sai do ambiente fechado, vai ao campo, tem convívio com os demais”, disse Rogério Dias, preparador físico do Grêmio, à rádio Grenal.

Douglas rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo em 8 de fevereiro. Cinco dias depois, encarou cirurgia e mais tarde começou a fisioterapia. Esse período de recuperação completou três meses no começo de junho.

“Estou me sentindo bem à vontade. E ansioso, essa é a palavra. É ruim demais [ficar sem jogar], é difícil. Estou há três meses sem correr, sem bater na bola”, comentou o jogador à Grêmio TV em recente entrevista.

As sessões de fisioterapia, o início da corrida e os bons resultados criaram otimismo pelo retorno em agosto. O Grêmio, contudo, adota cautela.

Ao longo da temporada, a comissão técnica tem optado por usar jogadores lesionados somente após plena recuperação e período de observação. Foi assim com Edilson, após artroscopia no joelho e lesão na panturrilha. O mesmo caso com Maicon, vítima de dois problemas musculares, e agora com Miller Bolaños.

“O Douglas ainda está em recuperação. Quem sabe pode antecipar a volta para agosto, não sei. Vamos ver...”, comentou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio. Peça-chave no Grêmio campeão da Copa do Brasil do ano passado, Douglas disputou somente dois jogos neste ano.