Topo

Brecha na folha e sentimento de culpa explicam Montillo fora do Botafogo

Montillo pediu para rescindir com o Botafogo, que aceitou "oferta" do camisa 7 - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Montillo pediu para rescindir com o Botafogo, que aceitou 'oferta' do camisa 7 Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/06/2017 04h00

Montillo foi contratado com status de estrela. Apresentado com direito a festa da torcida, o argentino não correspondeu em campo, muito por causa das cinco lesões sofridas nos seis meses de Botafogo – três delas na mesma panturrilha que o tirou do jogo contra o Avaí, na última segunda, no estádio Nilton Santos. A série de problemas fez com que o camisa 7 criasse um sentimento de dívida com o clube.

O jogador ficou tão abalado com sua situação que a aposentadoria virou realidade. A série de lesões foi vista como um sério empecilho para a sequência da carreira e ele anunciou que vai pendurar as chuteiras aos 33 anos. 

O Botafogo, por sua vez, estava insatisfeito com o rendimento de Montillo, apesar de entender que o atleta sempre foi um profissional exemplar. Por mais que cultivasse simpatia pelo jogador, o clube teve de utilizar a razão para definir o futuro do camisa 7. Ele tinha o salário mais alto do Alvinegro e, com sua saída, abre um orçamento de R$ 400 mil na folha salarial.

Em busca de reforços, o Botafogo viu essa situação como determinante para aceitar o pedido de Montillo para rescindir o contrato. Evidentemente existe uma multa rescisória para ambos lados em caso de rompimento. O Alvinegro, no entanto, considerou nobre o pedido do atleta e decidiu não cobrar o valor do jogador. Além disso, como citado acima, o clube também economiza R$ 2,4 milhões até o fim do ano, montante que deve ser direcionado para reforços.

Antes da decisão de Montillo, o Botafogo já negociava com dois centroavantes. Um deles é conhecido da torcida. Trata-se de Luciano, atacante ex-Corinthians e que estava emprestado ao Leganés-ESP. Além dele, o Alvinegro mantém conversas com um jovem atacante do futebol sul-americano.

Para a função de Montillo, o Botafogo conta com Camilo e Marcos Vinícius. João Paulo, que atua mais recuado no time de Jair Ventura, também pode ocupar aquela faixa de campo. Sendo assim, a diretoria não pensa em repor a perda, mas segue focada no fortalecimento do ataque alvinegro.