Topo

Mito do Nordeste! Com estadual, Magrão se torna o mais vencedor no Sport

Com 649 jogos no Sport, Magrão ganhou uma Copa do Brasil, um Nordestão e sete estaduais - Clélio Tomaz/AGIF
Com 649 jogos no Sport, Magrão ganhou uma Copa do Brasil, um Nordestão e sete estaduais Imagem: Clélio Tomaz/AGIF

Roberto Oliveira

Do UOL, em Recife

29/06/2017 10h26

O Sport bateu o Salgueiro fora de casa por 1 a 0 e conquistou seu 41º título estadual. Para um jogador, o título tem sabor especial. Com a taça do Pernambucano, o veterano  Magrão tornou-se o jogador mais vencedor do Leão da Ilha.

Agora, o goleiro de 40 anos soma nove conquistas pelo Sport - são sete estaduais, uma Copa do Nordeste em 2014 e uma Copa do Brasil em 2008. Ele igualou a marca de Leonardo, mas com a vantagem de ostentar um título nacional.

“Tem que comemorar. É sempre bom vencer, é sempre bom ganhar títulos. E eu não me canso não”. afirmou Magrão após a conquista em Salgueiro.

Agora recordista de títulos, Magrão já se tornara em 2015 o jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube. Hoje, já são 649 jogos com a camisa do Leão. Junte-se as duas marcas, e será difícil questionar: ele é o maior ídolo da história do Sport.

A idolatria absoluta por Magrão, porém, vai muito além das marcas. Ao longos dos 12 anos defendendo a meta do Leão, ele decidiu diversas partidas, sempre com elevada condição técnica. Foram poucos maus momentos e muitas defesas com demonstração de agilidade, bom posicionamento e reflexo - predicados indispensáveis a um grande goleiro.

Para se ter uma ideia da moral de Magrão no clube, na má fase recente da equipe no Brasileirão, o diretor de futebol Rodrigo Barros afirmou ao UOL Esporte que todos os jogadores estavam devendo, "à exceção de Magrão".

Outro exemplo recente do respeito pelo jogador no clube aconteceu após a vitória contra o Flamengo, na qual o goleiro fez pelo menos três grandes defesas. Após a partida, Luxemburgo o comparou ao vinho francês Chateau Pétrus, "quanto mais antigo melhor", cuja garrafa chega a custar mais de R$ 8 mil.

Magrão no Sport: mais vencedor e que mais jogou

- 9 títulos: 7 Pernambucanos, 1 Copa NE, 1 Copa BR

- 649 jogos com a camisa do Sport