Topo

Iniesta começou a investir em vinho aos 16 anos e virou referência mundial

Iniesta e o pai (à direita) José Antonio provando vinho da Bodega Iniesta - Reprodução/Twitter
Iniesta e o pai (à direita) José Antonio provando vinho da Bodega Iniesta Imagem: Reprodução/Twitter

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

30/06/2017 04h00

Ao ser promovido ao profissional do Barcelona aos 16 anos, em 2000, Andrés Iniesta resolveu contribuir com um sonho do pai José Antonio: o de ter uma vinícola. O investimento foi o de comprar uma propriedade de 300 hectares na pequena cidade Fuentealbilla, na província de Albacete, terra do jogador. O negócio ganhou proporções gigantescas e prêmios de melhor Bodega do Mundo por diferentes avaliadores.

O pai de Iniesta cuidava da produção de uvas para empresas desde os anos 90. Fabricar o próprio vinho só passou a ser possível depois do investimento do filho. Hoje, a Bodega da família produz 1,3 milhão de garrafas anualmente.

“Desde pequeno eu acompanhava a paixão do meu pai pelas uvas, o vinho. Isso faz parte da cultura da minha família e da região que cresci. Fomentar a economia com esse negócio que a cidade tanto merece é algo que quero fazer toda minha vida. Algo que quero cuidar ao deixar o futebol”, comentou Iniesta em evento recente de lançamento de um novo vinho, em Barcelona.

Com 33 anos e contrato com o Barcelona até julho de 2018 – negocia a renovação por mais dois anos -, Iniesta deixa a Bodega sobre supervisão do pai. No entanto, no período de férias, o meia programa dias em Fuentealbilla com a intenção de acompanhar o negócio.

A vinícola do espanhol tem uma variedade de 15 tipos de vinho, e 60% da produção é destinada à exportação. Os valores das garrafas na Espanha variam de 4,60 a 20,90 euros (entre R$ 15 e R$ 75).

Bodega Iniesta faz sucesso na Espanha - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

“A ideia de beber algo que sai da sua terra é gratificante. O negócio vira secundário quando se tem prazer”, comentou Iniesta.

O sucesso da Bodega Iniesta faz a empresa contar com mais de 150 trabalhadores, quase todos da região de Fuentealbilla. O local possui cerca de 500 hectares de cultivo de uvas.

Para expandir a marca os vinhos de Iniesta passaram a contar com a cara do jogador no rótulo a partir de 2010. O meia havia acabado de ganhar projeção internacional ao marcar o gol do titulo da Copa do Mundo com a Espanha.

Com tanta fama, a vinícola de Iniesta passou a ganhar prêmios de peso. O conceituado alemão Golden League, dado para Bodegas com mais de 500 hectares de plantação, escolheu a do jogador como a melhor do Mundo em 2016. Mais de 30 prêmios de diferentes nacionalidades já foram recebidos.

“Claro, ganhou uma proporção maior do que a imaginada, e agora não vamos parar. A família Iniesta terá sua fama também pelo ramo do vinho”, garantiu o meia do Barcelona.