Topo

Renegado pela torcida, meia português virou imprescindível para o Barça

Lluis Gene/AFP Photo
Imagem: Lluis Gene/AFP Photo

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

01/07/2017 04h00

O treinador Ernesto Valverde chegou ao Barcelona com uma ordem: tirar o português André Gomes do mercado. Por conta da rejeição da torcida, o meio-campista era figura quase certa fora do Barcelona. Agora, virou imprescindível para um clube que sofre em busca de contratações.

O problema encontrado pelo Barça inicialmente era encontrar um clube disposto a pagar os 35 milhões de euros investido na contratação – comprado junto ao Valencia no ano passado -. Só que a chegada de Valverde deixou o português com nova perspectiva.

O novo técnico no Barcelona vê André Gomes com versatilidade suficiente para jogar em três posições do meio-campo. A de primeiro e segundo volante, e a de meia esquerda. Com o antecessor Luis Enrique, o português chegou a jogar inclusive de lateral direito.

“Ele ainda é novo (23 anos) e fez apenas a temporada inicial. Dar uma chance a jogador assim é válido. A torcida precisa reconhecer isso e ter paciência. Mas aqui no Barcelona isso é difícil de acontecer”, destacou Bruno Alemany, repórter da rádio CAdena Ser de Barcelona.

A rejeição da torcida

Joga contra o português o fato de acumular partidas de baixa produtividade e gols incríveis perdidos em derrotas dolorosas da Liga dos Campeões, como os 3 a 1 para o Manchester City e o 4 a 0 para o PSG. Diante do time francês, após passe de Neymar, o meia desperdiçou chance cara a cara com o goleiro Trapp quando o placar ainda era "só" 1 a 0.

Em uma das últimas partidas do Barça na temporada no Camp Nou, André Gomes foi perseguido pela torcida a cada toque na bola. A vaia ainda foi ouvida em todo o estádio quando o português foi substituído por Iniesta nos minutos finais.

"Não entendo isso (vaias a André Gomes). Creio que vaiar jogadores da própria equipe não faz sentido, mesmo que cada um possa mostrar o seu descontentamento da maneira que quiser. De qualquer forma, fico triste pelo André Gomes", disse o zagueiro Piqué.

Para jogar no Barcelona, André Gomes teve que rejeitar o Real Madrid. Com o mesmo empresário de Cristiano Ronaldo e Pepe, o português Jorge Mendes, a negociação com o clube da capital espanhola já estava certa com o Valencia. Coube ao meia, a escolha do destino.

"É uma questão de filosofia do clube. O Barcelona tem uma identidade que combina mais com a minha. Escolhi o que achei melhor para o meu crescimento e formação", destacou André Gomes.

A escolha pelo Barcelona foi noticiada com orgulho na Catalunha na época da contratação. "Filosofia do Barça diante dos milhões do Real", destacou o jornal catalão Mundo Deportivo à época da contratação.

O contra-ataque da mídia de Madri veio ao fim da temporada. "A imagem de um fiasco de 35 milhões de euros", exibiu manchete do jornal Marca com a foto de André Gomes.